CADERNO IPATINGA 2024

14 de dezembro, de 2021 | 17:43

Aprovado rateio de verba do Fundeb entre os profissionais da educação

Os parlamentares também apreciaram emenda que estende os direitos a todos os profissionais que trabalham no ambiente escolar

Divulgação
Todos os profissionais que atuam no ambiente escolar vão receber a verba extraTodos os profissionais que atuam no ambiente escolar vão receber a verba extra
Com correção de dados enviados pela assessoria do Legislativo
A Câmara de Ipatinga aprovou nesta semana o Projeto de Lei 252/21, que autoriza o Executivo a ratear a sobra de Fundo de Manutenção da Educação Básica e Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), como concessão de abono aos profissionais da educação básica, em efetivo exercício.

Com a autorização da Câmara, o Executivo investirá mais de R$ 15 milhões, de forma excepcional ou transitória, e poderá beneficiar mais de 1.400 profissionais da educação.

Já a também professora e vereadora Mariene Patrícia foi autora de uma emenda modificativa ao parágrafo II, ao PL 254/21, considerando “profissionais da educação básica, aqueles definidos nos termos da lei federal 9.394 de 20 de dezembro de 1996”.

Na prática, essa emenda incluirá não apenas os profissionais do magistério no recebimento do abono, “mas também outros servidores que atuam na realização de serviços de apoio técnico administrativo e operacional, como, por exemplo, os de apoio técnico e didático e especializado”, disse a vereadora.

Marilene reiterou que profissional da educação deve ser todo e qualquer profissional em exercício na área educacional.

Já a professora Cida Lima reiterou que “como o projeto não traz com clareza quem são os profissionais contemplados e precisamos atingir todos os que atuam na educação, a emenda se faz necessária. Precisamos avançar na valorização da carreira e valorizar a todos que estão dentro da escola”, destacou.

Com a aprovação da matéria em duas etapas, a Câmara envia a proposta de lei ao Executivo, para que seja sancionada.

Com informações da Ascom Câmara de Ipatinga
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rafaela Santos

20 de dezembro, 2021 | 18:28

“Isso tá a maior enrolação. A prefeitura depositou o dinheiro, mas foi cancelado logo em seguida. Agora não tem previsão de quando vai ser pago aos profissionais de educação. E o famoso "ganhou mas não levou".
A imprensa poderia estar investigando isso. Aquele Guguzinho deve estar escondendo alguma coisa.”

Manuel

18 de dezembro, 2021 | 23:26

“Parabéns à professora, autora do projeto!????”

Gildázio Garcia Vitor

18 de dezembro, 2021 | 11:10

“Senhora Ana Maria Martins, tomei posse na Rede Municipal de Ipatinga em 20/1/2014, estando Prefeita a atual Vereadora Cecília Ferramenta, do PT, e nunca recebi este "abono". Portanto, o meu comentário/dúvida não é falso.”

Márcia Neves

18 de dezembro, 2021 | 10:39

“Parabéns as pessoas que pensam e valorizam o apoio e perceberam que a escola é um todo e não somente os que possuem magistério ???
Pena que muitos lugares não pensam dessa forma, onde moro não tem esse msm reconhecimento ???”

Cris

17 de dezembro, 2021 | 22:21

“O pior está acontecendo aki em Timóteo; pq ao invés do prefeito (Douglas Wilkis) q foi eleito pelos cidadãos timorenses, responder e tbm passar transparência em relação ao rateio do fundeb, q pelo visto ñ vai acontecer! Está deixando é o vereador Adriano alvarenga ditar as regras, infelizmente vivemos em 1país q infelizmente a política suja está acima da lei.
Só qria saber qual benefício esse vereador terá, pq esse ai ñ joga pra perder ñ. Tds ñ passa de hipócritas”

Ana Maria Martins

17 de dezembro, 2021 | 20:52

“Gildásio Garcia você procura a se informar antes de escrever informações falsas. Porque na época do PT na PMI foi pago está gratificação com está verba do Fundeb. Os efetivos de 15 anos pra cá sabe disso. Fake só serve para destruir.”

Auxiliar

15 de dezembro, 2021 | 07:03

“E uma mentira ... Não será tatuado igual ..
Profissionais da educação não abrange serviços gerais e cantineiras, já que não fazem parte tinha que paralisar e ver no que as escolas se tornam..”

Eduardo.magela.lacerda

15 de dezembro, 2021 | 06:17

“Nesse projeto apenas os professores efetivos serão beneficiados,ou também os convocados? A abrangência será para estaduais e municipais? Não está claro isso!”

Jorge

14 de dezembro, 2021 | 23:15

“Por que o prefeito de coronel Fabriciano, não vai pagar?”

Gildázio Garcia Vitor

14 de dezembro, 2021 | 22:09

“Parabéns à Professora Mariene, que está Vereadora, pela emenda. Para mim, até os motoristas e monitores que atuam no transporte escolar fazem parte dos profissionais da Educação.”

Gildázio Garcia Vitor

14 de dezembro, 2021 | 21:16

“Por que as administrações anteriores, inclusive as do PT, nunca pagaram este "abono"?”

Envie seu Comentário