14 de dezembro, de 2021 | 21:31

Antonio Anastasia é indicado para Ministro do TCU e Alexandre Silveira assumirá vaga no Senado

Com informações da Agência Senado
Waldemir Barreto/Agência Senado
Com 52 votos, o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) foi escolhido pelo Plenário do Senado para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), na vaga deixada pelo ministro Raimundo Carreiro, que será embaixador do Brasil em PortugalCom 52 votos, o senador Antonio Anastasia (PSD-MG) foi escolhido pelo Plenário do Senado para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), na vaga deixada pelo ministro Raimundo Carreiro, que será embaixador do Brasil em Portugal

Em decisão nesta terça-feira (14), o Senado aprovou, por 52 votos, a indicação do senador Antonio Anastasia (PSD-MG) para o cargo de ministro do Tribunal de Contas da União (TCU).

O nome ainda terá de ser aprovado pela Câmara. Caso tenha o nome referendado, Anastasia vai ocupar a vaga do ministro Raimundo Carreiro, que deixa o tribunal para assumir o posto de embaixador do Brasil em Portugal. Com essa decisão, o suplente, Alexandre Silveira assumirá a vaga na bancada mineira no Senado.
Jefferson Rudy/Agência Senado
O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e Alexandre Silveira, atualmente assessor especial do presidente e na prática já era chamado de O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco e Alexandre Silveira, atualmente assessor especial do presidente e na prática já era chamado de "Senador" por políticos mineiros que o procuravam em seu gabinete em Brasília

Além de Anastasia, outros três políticos disputaram o cargo, Kátia Abreu (PP-TO) e Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE). O mandato dos três senadores se encerra no próximo ano. Já a vaga no TCU é vitalícia. Antonio obteve 52 votos; Kátia Abreu, 19 e Bezerra Coelho, 7 votos.

Após perder a votação, Fernando Bezerra entregou o cargo de líder do governo no Senado. Conforme noticiado pelo G1, Bezerra contava com sua vitória e se sentiu traído pelo governo Bolsonaro, já que os senadores governistas mudaram o voto para Anastasia em cima da hora.

A principal atribuição do TCU é apreciar a prestação anual de contas do Presidente da República e fiscalizar a aplicação de recursos repassados pela União aos estados e municípios.

A corte é formada por nove ministros. Seis são escolhidos pelo Congresso Nacional e três pelo presidente da República. Em todos os casos, a indicação é submetida à aprovação do Senado.

Novo senador

Nascido em Belo Horizonte em julho de 1970, Alexandre Silveira foi delegado da Polícia Civil de Minas Gerais, em 2003, convidado pelo então vice-presidente da República, José Alencar assumiu o cargo de Coordenador Geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), em Minas Gerais e logo depois diretor-geral do órgão.

Em 2006 conquistou uma vaga na Câmara dos Deputados com 148 mil votos. Em 2010 foi reeleito com quase 200 mil votos. Também foi secretário de Saúde de Minas Gerais no governo Anastasia (2014) e Secretário de Estado Extraordinário de Gestão Metropolitana (2013).
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gildázio Garcia Vitor

15 de dezembro, 2021 | 09:39

“A escolha do Anastasia para o TCU é importante para o estado de Minas Gerais, assim como a posse do Alexandre Silveira pode ser para o Vale do Aço, que poderá, através dele, receber alguns benefícios.”

Muito Prazer Meu Nome é Otário

15 de dezembro, 2021 | 07:43

“Um tapa na cara de nós que somos os bobos da corte”

Flávio

15 de dezembro, 2021 | 00:31

“Ministro do TCU: R$37.000,00 + cargo vitalício + férias 60 dias + apartamento funcional.
Critérios para o cargo, conforme art. 73 da CF/88:

I - mais de trinta e cinco e menos de sessenta e cinco anos de idade;
II - idoneidade moral e reputação ilibada;
III - notórios conhecimentos jurídicos, contábeis, econômicos e financeiros ou de administração pública;
IV - mais de dez anos de exercício de função ou de efetiva atividade profissional que exija os conhecimentos mencionados no inciso anterior.

Dos 9 Ministros, 3 são indicados pelo Presidente da República e 6 pelo Congresso Nacional.

Sem "Reforma Política" ficará impossível, respeitosamente...
Ahhh se o brasileiro soubesse ler e interpretar, respeitosamente...”

Observador

14 de dezembro, 2021 | 22:27

“Ahhh! Tom Jobim, ainda bem que avisastes: "O Brasil não é para principiantes?. Ou menor, "o brasil não é para amadores". Meu Deus!, merecia dormir hoje sem saber disso.”

Envie seu Comentário