15 de dezembro, de 2021 | 09:57

Univale irá testar primeiro ônibus 100% elétrico e movido a energia solar na região

Humberto Abreu
Concessionária do transporte intermunicipal informou que após o período de teste tornará públicas outras informaçõesConcessionária do transporte intermunicipal informou que após o período de teste tornará públicas outras informações

A Univale Transportes irá testar o primeiro ônibus totalmente elétrico da região do Vale do Aço. Inicialmente, o veículo será utilizado para o transporte público de trabalhadores na área interna da Usiminas, em Ipatinga. Conforme dados repassados pela empresa, a utilização do veículo incialmente será um teste feito em parceria com a empresa BYD (Build Your Dreams), a pedido da própria Usiminas.

O ônibus chegou na região na última semana, mas a Univale não informou quando deve começar a circular. “Em parceria com a BYD, recebemos e iremos testar, atendendo pedido da Usiminas, um ônibus movido a eletricidade para avaliação e performance na planta de Ipatinga”, informou a empresa, em nota enviada ao Diário do Aço.

A BYD é uma multinacional que trabalha com módulos fotovoltaicos, armazenamento de energia, baterias de lítio, empilhadeiras e que vem se destacando pela fabricação de veículos elétricos. No mercado brasileiro, a BYD vem oferecendo chassis de ônibus 100% elétricos, enquanto a carroceria é fabricada com outras empresas parceiras.

Também neste mês de dezembro a BYD teria disponibilizado um ônibus superarticulado 100% elétrico para que a SPTrans, gerenciadora de transportes no município de São Paulo, avalie a sua utilização. A empresa afirma que o ônibus disponibilizado para São Paulo é o primeiro superarticulado 100% elétrico do Brasil, e teve os requisitos aprovados.

Economia

Ainda conforme dados do fabricante, para abastecer um ônibus a diesel, o gasto pode chegar a R$ 18 mil por mês, para rodar toda a linha. Se for ônibus elétrico, o custo é reduzido para R$ 3 mil para rodar a mesma linha. Uma diferença de seis vezes. A vida útil dos ônibus elétricos chega a 15 anos, enquanto os ônibus a diesel chegam a dez anos, com média de cinco anos.

A empresa atesta também que os ônibus são seguros, silenciosos e podem diminuir os custos operacionais em até 70%. Podendo atingir até 250km de autonomia, com variações conforme as condições de uso.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Gláucia

16 de dezembro, 2021 | 09:03

“O serviço de transporte público oferecido pela Univale está cada dia pior, ônibus com excesso de passageiros e poucos horários ofertados.”

Patric

15 de dezembro, 2021 | 20:05

“Matheus,mais por enquanto não Usiminas vai ser só um teste.”

Gildázio Garcia Vitor

15 de dezembro, 2021 | 16:31

“Sr. Marcos, obrigado! Mas o meu desconhecimento era sobre ônibus elétrico a energia solar.”

Marcos Guimarães

15 de dezembro, 2021 | 14:38

“Gildázio, estes são os países e as respectivas cidades com veículos elétricos que são: Argentina ?Córdoba, Mendoza, Rosário; Barbados ? Bridgetown; Brasil ? Bauru, Brasília, Campinas, Maringá, Santos, São Paulo, São Paulo/Região Metropolitana, Volta Redonda; Chile ? La Reina, Las Condes, Santiago, Valparaíso; Colômbia ? Bogotá, Cali, Medellín; Equador ? Guayaquil, Quito; México ? Cidade do México, Guadalajara;; Paraguai ? Assunção; Peru ? Lima; Uruguai ? Canelones, Montevidéu; Venezuela ? Mérida.

Ipatinga precisa primeiro implementar as tomadas para recarga e depois com certeza teremos as frotas atendendo o povo.

Vamos ter fé que dará tudo certo.

Parabéns Usiminas, sempre de olho no Meio Ambiente e mudando para melhor.”

Matheus

15 de dezembro, 2021 | 12:03

“Uma renomada como a Univale deveria investir no transporte público na cidade de Ipatinga não só não somente na Usiminas como no Vale do Aço o Governo Municipal poderia fazer isso pela população”

Gildázio Garcia Vitor

15 de dezembro, 2021 | 10:39

“Que belíssima notícia! Nem sabia que existia ônibus a energia solar para uso comercial. E ainda tem gente, os terraplanistas e os antivacinas, que não acredita/confia na Ciência e na capacidade criativa/incentiva dos Seres Humano.”

Envie seu Comentário