16 de dezembro, de 2021 | 10:18

Minas Gerais está entre estados alvo de operação contra grupos nazistas

Operação foi deflagrada nesta quinta-feira com participação do Ministério Público e Polícia Civil em sete estados brasileiros

Divulgação
Para estudiosos do tema, o caso do pecuarista de Unaí (MG) que foi ao bar com a suástica desenhada na braçadeira é a imagem mais clara de um movimento que tem crescido no Brasil pouco menos de um século após a tragédia da Alemanha de HitlerPara estudiosos do tema, o caso do pecuarista de Unaí (MG) que foi ao bar com a suástica desenhada na braçadeira é a imagem mais clara de um movimento que tem crescido no Brasil pouco menos de um século após a tragédia da Alemanha de Hitler
Vitor Abdala - Repórter da Agência Brasil
O Ministério Público do Rio de Janeiro (MPRJ) e a Polícia Civil cumprem nesta quinta-feira (16) quatro mandados de prisão e 30 de busca e apreensão contra grupos de pessoas que se autodeclaram nazistas. Os mandados da operação Bergon estão sendo cumpridos em sete estados.

Além do Rio de Janeiro, policiais atuam em São Paulo, Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná e Rio Grande do Norte.

De acordo com o MPRJ, essas pessoas são suspeitas de praticar, divulgar e instigar a realização de atos de discriminação e preconceito em relação à raça, cor, etnia e procedência nacional, além do crime de corrupção de menores.

Alguns dos suspeitos são adolescentes. O grupo é investigado por publicar, em redes sociais e em aplicativos de mensagens, fotografias, imagens e textos de cunho racista, homofóbico, antissemita ou nazista. Há ainda a incitação da prática de violência contra esses segmentos.

Segundo o MPRJ, o nome da operação faz referência à freira francesa Denise Bergon, que desafiou nazistas ao abrigar e salvar a vida de dezenas de crianças judias durante a Segunda Guerra.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Amanda Bicalho

16 de dezembro, 2021 | 12:00

“? inacreditável este câncer ainda não ter sido extirpado do mundo. Nazista bom é nazista morto!”

Marcos

16 de dezembro, 2021 | 11:49

“Os Grupos sempre existiram e sempre foram ignorados, mas como a Ideologia de gênero precisa ser defendida a ferro e fogo, logo, todo tipo de ameaça passou a ser combatida, haja vista as manifestações sobre desenhos, quadrinhos dentre outros seguimentos. Racismo nunca deixou de ser praticado independente do movimento Nazista, outra coisa, Judeu é o cara que pratica a religião Judaica, e o movimento Antissemita é todo Ato contra o Estado de Israel que vai desde a discriminação ao religioso que mora em Israel até condenar Israel por se proteger dos ataques de seus inimigos, isto é Antissemitismo também.
Todo tipo de Homossexual é amparado pelas Leis do Brasil diante da qual somos todos iguais, mas não fechem os olhos para os movimentos de Grupos radicais Islâmicos que já existem aqui na Região, ligados à Jihadd e que certamente não são monitorados.
Monitorem os filhos, as surpresas serão muitas.”

Everton

16 de dezembro, 2021 | 10:52

“NAZISTA TEM QUE SER ELIMINADO COMO BARATAS.”

Envie seu Comentário