Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de dezembro, de 2021 | 13:44

Fabriciano firma convênios com Usiminas e Cenibra para manutenção na estrada da Serra dos Cocais

Informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Coronel Fabriciano
Divulgação
A aplicação do agregado siderúrgico será feita no trecho do Cocais de Cima até o de Baixo e do Cocais de Baixo até a sedeA aplicação do agregado siderúrgico será feita no trecho do Cocais de Cima até o de Baixo e do Cocais de Baixo até a sede


A administração de Coronel Fabriciano informa que, neste mês, firmou novos convênios com a Cenibra e a Usiminas para conservação na estrada da Serra dos Cocais. A parceria prevê a realização de três manutenções em 12km de estrada com uso de agregado siderúrgico ao longo do ano.

Com a iniciativa, Coronel Fabriciano passa a integrar o programa “Caminhos dos Vales”, da Usiminas, que estimula o uso do agregado siderúrgico para melhorar as condições das estradas, promovendo a recuperação de processo erosivo e executando drenagens paliativas em vários pontos da região. Já a Cenibra fará a execução dos serviços de recuperação dos trechos, informou o governo, detalhando que ambos os convênios foram firmados por meio do Consórcio Intermunicipal Multifinalitário Vale do Aço (CIMVA).

O secretário de Governança de Planejamento, Meio Ambiente e Habitação, Douglas Prado, detalha como será feito o serviço. “É um convênio que vai garantir a trafegabilidade da estrada beneficiando, principalmente, os cerca de cinco mil moradores do Cocais. A aplicação do agregado será feita no trecho do Cocais de Cima até o de Baixo e do Cocais de Baixo até a sede (Centro) nos locais que não estão pavimentados”, explica.

Em cada manutenção, é estimado o uso de 10 mil toneladas de agregado siderúrgico e o investimento de R$ 320 mil em serviços. Além da manutenção, a Cenibra disponibilizou uma área para o depósito do agregado siderúrgico, que vai conferir mais agilidade aos serviços e diminuir custos com de material até a estrada.

Meio ambiente e turismo

A Serra dos Cocais tem grande potencial para o ecoturismo e para o desenvolvimento econômico de Coronel Fabriciano, visto que essas estradas rurais são rotas usadas para o transporte de madeira. Portanto, a conservação influi diretamente no turismo e economia, já que o acesso mais fácil estimula a vinda de novos visitantes a Serra dos Cocais, reconhecida pelo seu potencial turístico.

“O programa de recuperação de estrada é de grande importância, pois garante bom estado de conservação às estradas, melhora a vida da população e ajuda a fomentar o turismo local. Além da estrada principal, as melhorias também serão feitas em estradas vicinais”, explica Gabriel Henrique Melo Vitorino, coordenador do CIMVA.

A conservação das estradas também traz ganhos ambientais importantes, como o controle de erosão e perda de solo, a recuperação das áreas marginais às estradas e a diminuição do assoreamento de córregos e rios. “Este convênio vai além das melhorias na estrada Também estão previstas ações de recuperação de nascentes, áreas degradadas e tratamento de resíduos sólidos e esgoto da Serra dos Cocais”, completa o gerente de Meio Ambiente da Prefeitura, Ivan César de Oliveira.

Obras de pavimentação

Os serviços de manutenção complementam as melhorias já em andamento na estrada da Serra dos Cocais. Este mês, a administração pública iniciou a primeira parte da pavimentação da via, no trecho da comunidade de Cocais de Baixo. No local, estão sendo assentados os bloquetes (pisos intertravados) reaproveitados das ruas do Centro. Com isso, a estrada terá aproximadamente três quilômetros de calçamento. A obra é realizada com recursos próprios do município com a equipe da Secretaria de Governança de Obras e Serviços Urbanos.

A Executivo já iniciou o processo de licitação de R$ 4 milhões para o projeto de revitalização da estrada. Nesta etapa da obra, será feita a pavimentação do trecho compreendido do Portal da Serra dos Cocais até o Mirante da Pedra dos Cem Homens, de aproximadamente de quatro quilômetros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário