Expo Usipa 2024 02 - 728x90

16 de dezembro, de 2021 | 13:53

Aglomeração ou quarentena? No ES, decisão será de cada município

Rodrigo Felipe *

Dezembro sempre foi sinônimo de festa. O Natal e o Réveillon tradicionalmente marcam a despedida do ano, geralmente regados a champanhe, comida farta, fogos de artifícios e abraços calorosos. Mas as prefeituras de importantes pontos turísticos brasileiros, como Maceió, Recife e Rio de Janeiro, já decretaram que o momento ainda exige sacrifícios diante do cenário de pandemia. A passagem para 2022 será o segundo ano consecutivo sem aglomerações e festejos em locais públicos.

No Espírito Santo, o Governo do Estado estabeleceu que a responsabilidade pela realização ou não dos shows de fim de ano será de cada município. Eles terão autonomia para liberar ou vedar os eventos abertos em comemoração à virada de Ano Novo. A Secretaria Estadual de Saúde (Sesa), entretanto, enviou uma nota técnica às prefeituras capixabas recomendando prioridade aos eventos que tenham capacidade de fazer o controle de acesso. Além disso, o órgão estadual adverte o município para que considere o cenário de pandemia ao tomar sua decisão.

Seja qual for ela, é bastante difícil quando se tem a saúde e a geração de renda em situações opostas. Isto porque há um mercado pulsante, que deposita esperança nessas festas de dezembro. É inegável que há grande possibilidade de haver um impacto econômico ou sanitário a partir da política adotada por cada administração municipal, e que isso vai afetar ao menos parte da população.

“Não é justo depositar toda a
responsabilidade nas costas do
Estado, como também não é apropriado
ceder aos apelos econômicos e sociais”


Os meses anteriores foram de relativa estabilidade sanitária, embora sempre com o sinal de alerta ligado. Isso graças à vacinação em massa, que fez cair fortemente os casos de covid tanto no Espírito Santo quanto em todo o mundo. No entanto, a proliferação do Ômicron, uma nova variante do Coronavírus, que inclusive já desembarcou no Brasil, voltou a colocar meio mundo em alerta. Os primeiros sinais são de que as vacinas em circulação deem conta do vírus, mas é necessária cautela diante de eventos com grande apelo popular.

É de se reconhecer os esforços do poder público em buscar um equilíbrio entre a retomada do comércio e a manutenção dos cuidados em relação à pandemia, levando-se em consideração o monitoramento da demanda por leitos de UTI nos locais de saúde. Mas é crucial também criar mecanismos que promovam a conscientização popular, fazendo com que mais pessoas façam a adesão necessária às determinações sanitárias.

Não é justo depositar toda a responsabilidade nas costas do Estado, como também não é apropriado ceder a todos os anseios populares sob o argumento de que foi uma escolha amparada nos apelos econômicos e sociais. O grande entrave do enfrentamento ao vírus é seu efeito cascata e o antagonismo que vem atrelado às políticas de controle à infecção. Existe um preço a se pagar, seja pelo controle à covid, seja por sua omissão. É isso o que está à prova quando se pensa na chegada de 2022.

* Presidente do Grupo First, responsável pela You Saúde.

Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário