16 de dezembro, de 2021 | 15:42

Caminhoneiro causador de acidente fatal no bairro Horto em Ipatinga é identificado

Wellington Fred
O acidente aconteceu na pista sentido a Governador Valadares próximo à entrada do Shopping do Vale do AçoO acidente aconteceu na pista sentido a Governador Valadares próximo à entrada do Shopping do Vale do Aço

A Delegacia de Trânsito da Polícia Civil em Ipatinga está em fase de conclusão do inquérito policial que apura as circunstâncias do acidente de trânsito ocorrido em 7 de maio deste ano no trecho da BR-381, no bairro Horto, em Ipatinga, fato noticiado pelo jornal Diário do Aço.

O acidente aconteceu na pista sentido a Governador Valadares próximo à entrada do Shopping do Vale do Aço e envolveu um caminhão tanque, que tombou e um segundo caminhão que puxava uma carreta baú.

Em decorrência do acidente, o passageiro do caminhão tanque, Djalma Pereira Fernandes, de 49 anos, morreu no local preso às ferragens. O motorista, José Fernandes de Carvalho, também de 49 anos de idade, ficou gravemente ferido, sofreu fraturas em vértebras da coluna, um acidente vascular cerebral (AVC) que culminou na perda de funções do lado esquerdo do corpo e ficou 14 dias em coma. Ele hoje ainda se recupera com inúmeras sequelas.

Na ocasião do acidente, o condutor do segundo caminhão envolvido não parou para prestar socorro às vítimas e seguiu viagem. Entretanto, com o uso de imagens de câmeras de segurança instaladas ao longo da rodovia, o caminhão envolvido foi identificado e o seu condutor também.

Wellington Fred/Reprodução
Djalma Fernandes trabalhava como ajudante e morreu preso entre as ferragens do caminhão; o motorista teve ferimentos graves e sobreviveu Djalma Fernandes trabalhava como ajudante e morreu preso entre as ferragens do caminhão; o motorista teve ferimentos graves e sobreviveu
O carreteiro, de 33 anos, já foi ouvido pela Polícia Civil de Minas Gerais e alegou que não percebeu o momento em que, ao mudar de faixa, acabou fechando o caminhão tanque, que trafegava na mesma direção. A parte traseira do caminhão baú atingiu violentamente a cabine do outro caminhão que, descontrolado, subiu no canteiro à margem da rodovia e capotou.

O motorista também alegou que só percebeu ter colidido em alguma coisa na viagem, quando parou em um posto de combustíveis na cidade de Governador Valadares e observou um amassado na parte traseira esquerda da carreta.

O tacógrafo do caminhão acidentado não estava com disco e, por esse motivo, não foi possível aferir o registro da sua velocidade.

“Conforme exame pericial realizado no local do acidente, concluiu-se que o sinistro foi motivado pelo motorista da carreta que iniciou uma ultrapassagem mudando da faixa da direita para a faixa da esquerda da BR-381, sem prestar atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito, e veio a colidir a traseira da carreta com a parte frontal do caminhão tanque, fazendo-o perder o controle e capotar no canteiro da via”, aponta o relatório da PCMG.

Assim que o Inquérito Policial for concluído, a autoridade policial indiciará o responsável pelo acidente pelos crimes cometidos e enviará o procedimento para apreciação ao Ministério Público e Poder Judiciário. Inicialmente o motorista do segundo caminhão envolvido responderá por homicídio culposo (quando não se tem a intenção de matar), mas entre outras penalidades, poderá ser sentenciado a perder o direito de dirigir.

Confira o vídeo do acidente:


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Motorista

17 de dezembro, 2021 | 23:55

“Os 3 C da imprudência no trânsito.
1- Caminhão
2- Camionete
3- Corolla/Civic”

Pedro

17 de dezembro, 2021 | 15:39

“Se estivessem mantidos na faixa da direita onde os carros pesados devem andar esse acidente seria evitado”

Menina Moça

17 de dezembro, 2021 | 09:32

“Como uma pessoa não observa pelo retrovisor o que ocorreu atrás de seu veículo? Muito mal contada esta história do motorista causador do acidente em Ipatinga.”

Reginaldo Ferreira Cordeiro

17 de dezembro, 2021 | 09:16

“quando um carreteiro liga a seta para a esquerda ou direita, eles se sentem a maior autoridade no transito, quem entrar certamente sofrerá um acidente.”

Envie seu Comentário