16 de dezembro, de 2021 | 16:55

Prefeito de Ipatinga descarta renovação de contrato com a Copasa

Divulgação
O contrato de concessão entre Ipatinga e a Copasa se encerrará no dia 7 de fevereiro de 2022 O contrato de concessão entre Ipatinga e a Copasa se encerrará no dia 7 de fevereiro de 2022

A administração de Ipatinga apresentou, na manhã desta quinta-feira (16), um balanço de suas ações do 1º ano da gestão municipal 2021/2024. Durante a apresentação, o prefeito Gustavo Nunes (PSL) informou à imprensa que o governo não pretende renovar o contrato de concessão com a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa), que vence no dia 7 de fevereiro do próximo ano. Desde 1974 vigora esse contrato no município ipatinguense.

Conforme o prefeito, esse é um caso bastante complexo, mas que sua equipe de governo já está fazendo um trabalho minucioso e 100% técnico. “Contratamos também uma empresa especializada para estar auxiliando nos estudos e levantamentos em relação a isso”, afirmou.

Serviço continua

O chefe do Executivo também ressaltou que mesmo o contrato se encerrando no dia 7 de fevereiro de 2022, o serviço de fornecimento de água ainda continuará sendo feito em Ipatinga. “Vale lembrar que não é porque o contrato se encerrou ou que vai se encerrar, ou porque vamos abrir um edital de licitação para uma nova concorrência em Ipatinga, que significa que a Copasa vai deixar de fornecer água para o município nesse período. É um serviço essencial e a empresa também não tem interesse de fazer isso”, disse.

Gustavo Nunes ainda acrescentou que mesmo após o encerramento desse contrato de concessão, haverá ainda um período, em 2022, no qual a Copasa continuará prestando seu serviço. “Isso ocorrerá até que o governo tenha a conclusão de todo esse estudo e de todo esse levantamento para que possamos publicar o edital de licitação da concessão de água e esgoto do município de Ipatinga”, salientou.

Essa não foi a primeira vez que o prefeito de Ipatinga anuncia sua intenção de mudar a concessionária do serviço de água e esgoto em Ipatinga. No mês de novembro passado anunciou que foi à cidade de Pará de Minas, no Centro Oeste mineiro, ver como funciona o sistema de abastecimento daquela cidade, feito por uma empresa criada no município.

Já publicado:
Integração do transporte e privatização do serviço de água e esgoto são pautas do G4

Edital

O prefeito relatou que o edital de licitação para uma concorrência será aberto, sendo possível até a própria Copasa participar dele, porém, o governo já tem informações dos bastidores de que empresas do Brasil e do mundo estão querendo participar dessa concorrência no próximo ano no município de Ipatinga. “Dessa forma, o edital de licitação terá que ser muito bem elaborado porque temos que ter um cuidado muito grande de que quando for feita essa troca. Precisamos que seja uma troca por um serviço de mais qualidade, com um preço mais justo e que vai estar atendendo, de fato, a necessidade e os anseios da população de Ipatinga”, concluiu.

Copasa divulga nota



Por meio de nota, a Copasa informa que, até o momento, não foi comunicada oficialmente sobre a intenção do prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes, de não renovar o contrato com a companhia.

A empresa esclarece que, caso não seja a nova prestadora de serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário do município de Ipatinga, irá realizar com qualidade os trabalhos durante todo o processo de transição.

“Há 47 anos, a Copasa presta serviços de qualidade na cidade de Ipatinga e pretende continuar executando esse trabalho de extrema importância para a garantia da saúde e qualidade de vida da população ipatinguense, além do desenvolvimento socioeconômico da região”, conclui a nota.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Rosaria Alves

22 de dezembro, 2021 | 19:31

“Não sei porque vão trocar,tomara que não seja p pior.Deveriam trocar é a CONCIONARA DE ÔNIBUS,esses horários que acrescentaram pouco adianta,pois cortaram linhas como 501/502 que rodava na Vila Celeste e diminuíram drásticamente os horarios das linhas 505/506.Mesmo assim tem carro rodando sem cobrador com motoristas extrssados.”

Eder Geraldo Alves

22 de dezembro, 2021 | 11:38

“Primeiro esse prefeito f tem que consultar a população ok”

Mirela

17 de dezembro, 2021 | 18:41

“Decisão pessoal sem ouvir a população,que sempre se lasca,a população tem que ser ouvida,tudo conversado é resolvido,mas nesse caso é picuinha mesmo.Tá se achando o rei da cocada.”

Mirela

17 de dezembro, 2021 | 18:24

“Querem sucatear a copasa para privatizá_ lá a preço de banana,no caso o Estado.Já no caso de uma nova de uma firma privada assumir a gestão de Ipatinga,também acho que não está tão ruim que não possa piorar,preparem-se para taxas e mais taxas para engordar os cofres das empresas privadas que não jogam pra perder.”

Observador (o Original)

17 de dezembro, 2021 | 14:03

“Políticos e fraldas precisam ser trocados periodicamente pelos mesmos motivos, o mesmo se aplica a velhas parcerias publico privadas.

PS.: tem mais de um "observador" comentando usando o apelido que normalmente uso.”

Observador

17 de dezembro, 2021 | 12:54

“#CopasaFica”

Observador

17 de dezembro, 2021 | 12:53

“Vamos criar desde já uma campanha contra essa armadilha, não vamos ser enganados novamente por outro prefake fantoche, aconteceu em 2010 e em 2020 de novo, Ipatinga elegeu outro marionete, outro fantoche.
Esse daí está nas mãos do Altair Vilar (Cartã de Todos) e do Alexandre Silveira.
Acorda Ipatinga!
#CopasaFica”

Observador

17 de dezembro, 2021 | 12:51

“Vai dar m****, como muitos aqui disseram muito bem diga-se de passagem, isso não passa de picuinha, de briguinha que agora está servindo pra colocar o serviço de água e esgoto nas mãos de grandes empresários, por outro lado, onde tem SAAE, é muito pior, cabides de empregos municipais, falta de estrutura pra manter tudo em pleno funcionamento.
Isso está parecendo com aquela história do TAC criado pelo ex-prefake e fantoche Robson Gomes, o qual comandado pelo Alexandre Silveira proibiu construções com mais de 3 andares, limitações dentro dos loteamentos, etc..., tudo pra construir a Alexandria e esse ex-deputado e agora senador encher ainda mais os bolsos de dinheiro, da[i pergunto, cadê a Alexandria, o que deu? Está lá servindo pra pasto de boi e de cavalos, quem investiu lá quebrou a cara.
Então povo de Ipatinga, não caiam nessa, isso é armadilha, querem privatizar a água pra algum grupo ganhar ainda mais dinheiro, e essa conta vai ficar pra nós moradores.
#CopasaFica”

Carlos Roberto Martins de Souza

17 de dezembro, 2021 | 11:29

“Eu só acredito.... Vendo! Política é material de manobra de massas, e este é um negócio que, por fala de conhecimento da população, rende votos para os espertalhões!”

Alvaro Caevalho

17 de dezembro, 2021 | 10:48

“Isso não vai prestar...Vai colocar quem? Prefeito fantoche......Há mais de vinte anos que não falta água onde moro...subida para o C Deixa como tá.”

Carla Gomes

17 de dezembro, 2021 | 06:19

“Em todos os lugares que eu conheço, que tem prestadoras de serviços de água e esgoto diferentes da Copasa, o SERVIÇO É MUITO PIOR e mais caro. Perguntem ao povo de Governador Valadares sobre o SAAE. Ipatinguenses, tomem cuidado com essas promessas de solução fácil para uma coisa complexa como é o saneamento básico. Muito cuidado. Esse assunto deveria ser tratado com seriedade pelo Legislativo, mas com a câmara quase toda do lado do prefeito, uma câmara COMPRADA, o que for pra lá, passa sem discussão. O arrependimento pode vir a cavalo depois.”

Igor

16 de dezembro, 2021 | 22:30

“O prefeito deveria ouvir a população sobre renovar ou não a concessão com a Copasa, desde que o prefeito era vereador que tem esta picuinha com a Copasa, caso mau resolvido, os saes da vida é um verdadeiro cabide de emprego dos prefeitos, porque vira uma autarquia controlada pela prefeitura.”

Paulo

16 de dezembro, 2021 | 22:05

“Esse projeto de prefeito tá é caçando cabelo em ovo e vai acabar colocando a população de Ipatinga em uma situação complicada com essa birra dele com a Copasa e muitos idiotas vão atrás dele. Porque ele não dá um jeito de resolver os problemas da prefeitura a começar pelo monte de buracos nas ruas e que não são culpa da Copasa. Acorda povinho ignorante.”

Joaquim de Paula Vieira Maffra

16 de dezembro, 2021 | 20:29

“Ipatinga vai se arrepender, está entregando seus recursos hídricos a empresários que vão entregar agua para quem pagar melhor, como está ocorrendo em regiões dos EUA. Vão ficar sem agua de qualidade, comer carne de 3ª, café de baixa qualidade, arroz quebradinho, e comer mandioca.”

Paulo Silva

16 de dezembro, 2021 | 19:47

“Isso parece mais coisa política e birra de menino bobo, se ele tem tanto interesse em ajudar a população de Ipatinga assim, porque então não olha também a Cemig que cobra um absurdo de taxa de iluminação pública e taxa de escassez hídrica. E aparece esse monte de gente mal informada que não sabe ler uma matéria de um jornal, mas sabe sair falando um monte de asneiras por aí. Vamos nos informar melhor população. Acorda.”

Cac a

16 de dezembro, 2021 | 19:36

“Triste a inexperiência de um prefeito e a falta de conhecimento técnico em gestão publica em pensar que privatizar a água potável vai reduzir o valor da prestação do serviço, olha o exemplo de parte das privatizações da Petrobrás a gasolina subiu mais de 60% em um ano para pagar dividendos aos acionistas. Este é o preço de não saber VOTAR.”

Joao Trevenzoli

16 de dezembro, 2021 | 19:28

“A Copasa presta serviços de baixa qualidade, isto é fato, mas o que desnorteia o consumidor é a precariedade do seu serviço de atendimento. Por exemplo: a empresa envia email ao consumidor informando que faltará água em virtude de manutenção no sistema no mesmo dia em que começou o serviço, ao invés de fazê-lo com antecedência. O seu site também não funciona, obrigando o cliente a dirigir-se ao escritório local.”

Anjo

16 de dezembro, 2021 | 18:47

“A cada ano que passa mais o nosso estado está ficando mais seco. Vão mesmo colocar empresários para cobrar pela água que a gente bebe?

https://grnews.com.br/07122021/para-de-minas/arsap-autoriza-reajuste-de-1951-na-tarifa-de-agua-em-para-de-minas

https://www.reclameaqui.com.br/empresa/odebrecht-ambiental/lista-reclamacoes/?problema=0000000000000171

https://www.reclameaqui.com.br/saneouro/taxas-abusivas-servicos-que-nao-prestam_S_DmuFcd0zEuiiLb/”

Rozalia

16 de dezembro, 2021 | 17:04

“Parabéns pela decisão. Santana do Paraíso devia decidir o mesmo. Uma empresa que fornece água quando quer. E mente falando que tá fazendo manutenção. Fora copasa.”

Observador

16 de dezembro, 2021 | 15:56

“A COPASA de fato não é nenhuma empresa modelo, contudo, não vejo opção pra prestar serviços de qualidade sem saquear ainda mais o tão sofrido trabalhador ipatinguense.
Essa picuinha desse prefake com a COPASA é algo pessoal, se de fato ele fosse um gestor, se reuniria com o governador a fim de exigir melhoria dos serviços.
Pode escrever aí, nada está tão ruim que não possa ser piorado.”

Envie seu Comentário