17 de dezembro, de 2021 | 06:35

Ministro ''terrivelmente evangélico'' de Bolsonaro toma posse no STF

André Mendonça foi empossado nesta quinta-feira e disse que terá compromisso com a democracia e a Constituição

Com informações de André Richter - Repórter da Agência Brasil
Fellipe Sampaio/SCO/STF
André Mendonça é o segundo ministro indicado por Bolsonaro, para o STF e poderá permanecer no cargpo por 26 anos André Mendonça é o segundo ministro indicado por Bolsonaro, para o STF e poderá permanecer no cargpo por 26 anos

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) André Mendonça afirmou nesta quinta-feira (16), ao assumir o cargo na Corte, que terá compromisso com a democracia e com os valores da Constituição. Mendonça foi empossado nesta tarde durante cerimônia realizada em Brasília.

Na primeira entrevista após a posse, Mendonça disse que espera contribuir com a Justiça brasileira e com a consolidação da democracia. André Mendonça é o segundo ministro indicado para o STF pelo presidente Jair Bolsonaro. Em novembro de 2020, Nunes Marques tomou posse no Supremo, também por indicação do presidente.

“O primeiro compromisso que eu queria dizer a todos, reiterar, na verdade, com a democracia, com os valores da nossa Constituição e, em especial, com a Justiça, enquanto valor e ideal que nós todos buscamos. Espero poder contribuir com a Justiça brasileira, com o Supremo Tribunal Federal e ser, ao longo desses anos, um servidor e um ministro que ajude a consolidar a democracia e esses valores e garantias e direitos que já estão estabelecidos e que vierem a ser estabelecidos no texto da nossa Constituição”, afirmou.

Mendonça também reconheceu a importância da imprensa no processo democrático e disse que vai aproveitar o recesso de fim de ano na Corte para se preparar para os julgamentos que serão realizados no ano que vem.

“Ao mesmo tempo, meu reconhecimento da importância da imprensa nesse processo. Vocês [jornalistas] são fundamentais para construção do nosso país e para construção da nossa democracia. Contem também sempre com meu respeito e minha defesa irrestrita da liberdade e das prerrogativas do livre exercício dos jornalistas e da imprensa”, disse.

O trabalho do ministro nas sessões da Corte começará efetivamente em fevereiro, quando o Supremo retornará do recesso, que terá início neste fim de semana. Além do plenário, ele atuará na Segunda Turma.

André Mendonça, 46 anos, é natural de Santos (SP). Foi advogado da União, admitido por meio de concurso público. É formado pela Faculdade de Direito de Bauru (SP) e tem os títulos de doutor em Direito e Governança Global e de mestre em Estratégias Anticorrupção e Políticas de Integridade pela Universidade de Salamanca, na Espanha.



Bolsonaro comemorou indicação

Dia primeiro de dezembro, após a aprovação, no Senado, do nome de André Mendonça para o Supremo Tribunal Federal (STF), o presidente Jair Bolsonaro (PL) disse ter realizado seu compromisso de indicar um nome "terrivelmente evangélico" para a Corte.

"O meu compromisso de levar ao Supremo um terrivelmente evangélico foi concretizado no dia de hoje", disse o chefe do Executivo em sua conta no Twitter. Ainda no começo do seu mandato, em 2019, Bolsoanro fez a promessa de colocar um representante do segmento religioso na corte.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário