17 de dezembro, de 2021 | 10:43

ANTT aprova liberação de autorização para empreendimentos ferroviários

Ricardo Botelho/Minfra
Agência autorizou projetos ferroviários, sem a necessidade de leilãoAgência autorizou projetos ferroviários, sem a necessidade de leilão

A Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou a “compatibilidade locacional” de quatro projetos de autorização ferroviária, sem a necessidade de leilão. Agora, ficará a cargo do Ministério da Infraestrutura a liberação para o setor privado construir as ferrovias.

A “compatibilidade locacional” é o termo que define a possibilidade de implantação daquilo que foi projetado no traçado previsto. Eis os traçados e as empresas que irão construir os trilhos:

São Mateus (ES) – Ipatinga (MG): 420 km de extensão – Petrocity;
Três Lagoas/MS – Aparecida do Taboado/MS: 89 km de extensão – Eldorado Brasil Celulose;
Guarapuava (PR) – Paranaguá (PR): 405 km de extensão – Ferroeste;
Sete Lagoas (MG) – Anápolis (GO): 716 KM de extensão – Macro Desenvolvimento Ltda.

Na semana anterior, o governo assinou os nove primeiros contratos de autorização ferroviária. Até o momento, o ministério da Infraestrutura já recebeu 48 pedidos.

A expectativa da pasta é que, com o grande número de autorizações, o modal ferroviário chegue a até 45% da matriz de transportes a partir de 2035, quando essas ferrovias serão concluídas.

Veja também:
Câmara aprova texto-base do Projeto de Lei das Ferrovias
Centro-Oeste

A agência reguladora também aprovou, na mesma reunião de diretoria, a autorização para que a Vale construa os primeiros 30 km da Ferrovia de Integração do Centro-Oeste. A ferrovia vai de Mara Rosa (GO) a Água Boa (MT). A construção da ferrovia será feita com parte do valor de outorga (dinheiro pago ao governo) pela renovação da Estrada de Ferro Carajás, da Vale.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário