17 de dezembro, de 2021 | 17:11

Unidades de saúde de Fabriciano têm horário de funcionamento ampliado para aplicação da 3ª dose

Informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Coronel Fabriciano
Divulgação
Governo do Estado publicou uma resolução baixando de cinco para quatro meses o prazo entre a 2ª e a 3ª dose contra a covid-19Governo do Estado publicou uma resolução baixando de cinco para quatro meses o prazo entre a 2ª e a 3ª dose contra a covid-19


A Secretaria de Governança da Saúde anunciou que, a partir de segunda-feira (20), todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) vão atender até 20h os moradores acima de 18 anos que estão no momento de tomar a 3ª dose da vacina contra covid-19.

Nesta sexta-feira (17), o Governo do Estado publicou uma resolução baixando de cinco para quatro meses o prazo entre a 2ª e a 3ª dose. Com isso, todas as pessoas que já passaram os quatro meses desde a 2ª dose podem tomar a dose de reforço (3ª dose). Diante dessa mudança, o município decidiu convocar a população para comparecer às unidades de saúde.

“Nós sabemos que boa parte da população não está atenta a essas informações. Por isso, decidimos convocar os moradores. E mais que isso, criar uma estrutura diferente e facilitar para o morador que trabalha o dia todo, mãe ou estudante que não pode ir até a unidade de saúde durante o dia. Essas pessoas podem se vacinar após o horário comercial, já que as unidades estarão abertas até 20h”, disse Ricardo Cacau Melo, secretário de Governança da Saúde.

O esquema vacinal para 3ª dose é válido para todas as pessoas maiores de 18 anos que tenham tomado vacinas da Pfizer, Astrazeneca e Coronavac. Todas com o mesmo aprazamento de quatro meses. Para quem tomou a dose única da Janssen, a recomendação também é tomar a dose de reforço no prazo de quatro meses após a primeira imunização.

Ômicron

Ricardo Cacau alerta que a 3ª dose é apontada como reforço a mais de proteção contra as novas variantes que estão surgindo, como a ômicron. Além dela, outras variantes também têm circulação comunitária em todo o Brasil e a única forma de enfrentá-las é por meio do reforço na vacinação.

“Pedimos a todos os moradores que procurem a UBS mais próxima de sua residência e façam o agendamento. Quem estiver no prazo que tome agora e não deixe passar o período de festas natalinas e o Réveillon, pois muitos vão se reunir em família ou viajar de férias. Com a 3ª dose a gente acredita que a proteção é maior e o cidadão pode curtir a virada mais tranquilamente”, disse.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário