17 de dezembro, de 2021 | 21:45

Itapemirim anuncia suspensão de todos os seus voos

Divulgação
As operações da nova companhia eram alvo de reclamações constantes e uma mudança era esperada a qualquer momento, inclusive, o fim das operaçõesAs operações da nova companhia eram alvo de reclamações constantes e uma mudança era esperada a qualquer momento, inclusive, o fim das operações

Em comunicado divulgado à imprensa, na noite desta sexta-feira (17), a ITA, companhia aérea do Grupo Itapemirim, anuncia a "suspensão temporária" de todos os seus voos.

Segundo a nota, serão feitos ajustes e a Agência Nacional de Aviação Civil foi comunicada da decisão. Embora afirme que a medida é temporária, a companhia não informa quando poderia retomar os voos. A nota (íntegra abaixo) também traz orientação para passageiros que tinham reserva de voos.

A ITA iniciou suas operações com voos regionais em junho deste ano. Sua frota é composta por cinco aviões Airbus A320, usados em várias rotas com 13 destinos nacionais: São Paulo-Guarulhos (SP), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Porto Seguro (BA), Salvador (BA), Curitiba (PR), Fortaleza (CE), Florianópolis (SC), Maceió (AL), Natal (RN) e Recife (PE).

A entrada do grupo no complexo ramo de transporte aéreo, ocorreu sob suspeita, uma vez que a Itapemirim (ônibus), sua controladora, está em recuperação judicial.

Atualmente, Azul, Gol e Latam Brasil, as três maiores do setor, dominam 99% do mercado doméstico e, mesmo com a escala, ainda operam em prejuízo por causa dos reflexos do período da pandemia de covid-19, quando a maioria dos aeroportos foi fechada.

A empresa aérea chegou a atrasar diárias de hospedagem e do vale alimentação dos tripulantes em um caso que foi parar na Justiça do Trabalho. Houve problemas também com o recolhimento do FGTS dos empregados. Nos meses anteriores havia muita reclamação sobre voos cancelados e clientes passaram a reclamar do atendimento e solução apresentados pela companhia.

Veja a integra da nota da ITA:

O Grupo Itapemirim informa que, por iniciativa própria, suspendeu temporariamente as operações de sua companhia aérea, a ITA, no início da noite desta sexta-feira (17) para uma reestruturação interna.

A decisão foi tomada por necessidade de ajustes operacionais. A ANAC (Agência Nacional de Aviação Civil) já foi informada da decisão.

A ITA lamenta os transtornos causados e afirma que irá continuar prestando toda assistência aos passageiros impactados, conforme prevê a resolução 400 da ANAC.

A companhia orienta os passageiros com viagens programadas para os próximos dias que entrem em contato pelo e-mail [email protected]. A companhia irá dedicar o máximo esforço para, em breve, retomar seus voos.

O Grupo Itapemirim informa também que essa decisão não afeta a prestação de serviço do transporte rodoviário, por meio da Viação Itapemirim, cujas operações seguem normalmente.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

José Geraldo

18 de dezembro, 2021 | 07:11

“Já nasceu morta. Tem que ser muito infantil em acreditar que ia dar certo um negócio novo com o grupo já devendo horrores e em um mercado competitivo.”

Envie seu Comentário