18 de dezembro, de 2021 | 09:16

E se eu dissesse para você que uma brincadeira de criança pode mudar todo seu desenvolvimento?

Marcone Oliveira *

Cada vez mais a ciência tem mostrado que alguns comportamentos, reproduzidos pela família, possibilitam que a criança se torne mais criativa, inteligente e autônoma. Sabemos hoje, que os primeiros 5 anos de vida de uma criança são os mais importantes para a sua saúde e para o desenvolvimento, principalmente do seu cérebro.

Sabemos também que crianças começam a aprender muito antes de nascer, ainda na barriga da mãe; e embora ao nascer saibam apenas chorar, dormir e fazer cocô, logo, com poucos meses já estão dando risadinhas e soltando gritinhos em respostas.

Essas são apenas as transformações que nós vemos e ouvimos, porque nesse período, ainda tem muita coisa acontecendo. O cérebro mesmo, logo após o nascimento, pesa 300g, no segundo ano de vida pesa cerca de 700g e lá pelos cinco anos, está pesando 90% do tamanho do cérebro de um adulto. Ou seja, não existe outra época da vida que o desenvolvimento cerebral aconteça tão rápido, e aí está a importância dessa fase.

Para uma criança se desenvolver de forma saudável, ela precisa de algumas coisas, como uma boa alimentação, segurança e saúde, mas além disso, ela precisa também de algumas coisas bem simples que os pais, professores, cuidadores, podem dar com muita facilidade: Relacionamento, brincadeira, conversação, família harmoniosa e uma comunidade acolhedora.

Todas essas coisas juntas, ajudam as crianças a encontrarem o seu potencial máximo.

“Uma simples brincadeira, uma Família
harmoniosa e o relacionamento constante
com seus filhos, faz toda a diferença
em seu neurodesenvolvimento”


Então, como podem os pais e a família conseguirem fazer a diferença, na vida das crianças? Eu diria que você precisa servir e retribuir, isso é uma forma que nós profissionais da saúde, encontramos, para dizer que você precisa se relacionar, conversar e brincar com suas crianças. E essa é a grande notícia.

Uma simples brincadeira de imitação, como mostrar a língua, ajuda a desenvolver empatia e imaginação. Assim como o jogo de palavras e o “manhês” desenvolvem o vocabulário da criança e a brincadeira do “put-achou”, desenvolve a segurança e a emoção dela, sem contar que todas as vezes que você faz uma criança sorrir você fortalece seu relacionamento e sua saúde mental.

Quando agimos dessa forma, estamos ajudando as crianças conseguirem fazer mais amigos, fazer uma prova, conseguir um emprego, começar a própria família. Mas o mais importante disso tudo é começar cedo e fazer isso muitas vezes.

E acreditem: Não estou falando do brincar por brincar. Como neurologista infantil e orientador de muitos pais, estou falando do cérebro e do desenvolvimento da criança.

Que possamos considerar este início de ano para ressignificar nossos relacionamentos com nossas crianças! Todos precisamos disso para um mundo melhor.

* Médico Pediatra, com especialização em Neurologia Infantil pela Universidade Federal do Paraná - UFPR. Possui também Graduação em Farmácia pela Universidade Vale do Rio Doce; é Mestre em Ciências Fonoaudiológicas pela UFMG e é Membro do Departamento Científico de Neuropediatria da Sociedade Brasileira de Pediatria. Atualmente é Diretor Clínico da Clínica Proevoluir - Médico Neuropediatra. É Pai do Augusto e da Olga. Site: https://drmarcone.com.br Instagram: @doutormarcone /Youtube: https://www.youtube.com/c/DrMarconeOliveiraNeuropediatra
 
Obs: Artigos assinados não reproduzem, necessariamente, a opinião do jornal Diário do Aço
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

18 de dezembro, 2021 | 09:49

“Hoje eu tô meio poeta. Cada criança é como uma semente, e a vida um grande jardim. Temos que plantar e cuidar bem das sementes com todo carinho, porque cada dia é apenas uma página virada desta grande jornada que é a vida.”

Envie seu Comentário