19 de dezembro, de 2021 | 02:00

Projeto valoriza história do Congado Ipaneminha

Dani Dornelas/Divulgação
Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário, no Ipaneminha, sediará evento para reviver a históriaClube Dançante Nossa Senhora do Rosário, no Ipaneminha, sediará evento para reviver a história

Neste domingo (19), das 9h às 17h, será promovido, no Clube Dançante Nossa Senhora do Rosário, no Ipaneminha, o “Revivendo a História”, projeto de valorização do congado regional. Na programação do evento, destaques para a roda de conversa com a folclorista Deolinda Alice dos Santos e congadeiros e a exibição de vídeos gravados com membros do congado. Produzidos via Edital José Lopes Sobrinho, os filmes estão disponíveis no canal Congaderia Ipaneminha, no YouTube.

Alexandre Luna, idealizador e realizador do Revivendo a História, destaca os principais objetivos do projeto. “Essas ações marcam o início de muitos outros encontros, já que objetiva estimular a promoção de reuniões para além dos festejos e das apresentações, uma forma de valorizar e fortalecer o grupo, a identidade cultural do município”, descreve.

Segundo ele, devem participar do encontro 25 congadeiros que compõem o grupo do Congado Ipaneminha. “Será um momento ímpar na história dos congadeiros, ter o privilégio de trocar saberes com a nossa convidada especial, a Deolinda, e prosear com os integrantes do grupo num tempo dedicado a eles”, afirma.

O Revivendo a História é uma realização de Alexandre Luna, com a produção de Shirley Maclane. O projeto conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Ipatinga e do governo federal, por meio da Lei Aldir Blanc.

Participação especial

Deolinda dos Santos é graduada em História, pela Universidade Federal de Ouro Preto; em Pedagogia, pela Universidade do Estado de Minas Gerais, e em Estudos Sociais, pela Universidade Federal de Ouro Preto.

Ela se aposentou em 2007, mas continua atuando como professora titular da Universidade do Estado de Minas Gerais, na Escola de Música, como professora na Sociedade Brasileira de Programação Educacional. Deolinda é consultora de Cultura Mineira no Senac-MG e no Sebrae-MG. Tem experiência na área de Turismo, com ênfase em História e Cultura Brasileira e é integrante da Comissão Ouropretana de Folclore, da Comissão Mineira de Folclore e do Instituto Brasileiro de Cultura Popular, em Olímpia (SP), considerada a capital nacional do folclore.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário