Expo Usipa 2024 02 - 728x90

19 de dezembro, de 2021 | 09:30

Ipatinga tem previsão de iniciar obras de integração de ônibus no 1º semestre de 2022

Tiago Araújo
O sistema de integração de transporte público permite que o passageiro possa trocar de ônibus sem pagar uma nova passagem O sistema de integração de transporte público permite que o passageiro possa trocar de ônibus sem pagar uma nova passagem
(Tiago Araújo - Repórter do Diário do Aço)
Com o intuito de melhorar o serviço de transporte público de Ipatinga, a administração municipal projeta para o ano que vem a integração do transporte público. A informação foi confirmada pelo secretário municipal de Governo, Roberto Soares, em entrevista ao Diário do Aço. As obras para implementação desse sistema estão previstas para começarem ainda no primeiro semestre de 2022.

O secretário de Governo explicou que, desde o início deste ano, a administração ipatinguense está em uma discussão com a empresa a Saritur, em busca da melhoria na qualidade do transporte público de Ipatinga, inclusive, na extensão de horários para as comunidades que mais utilizam os ônibus. “Dessa forma, chegamos ao seguinte entendimento: a administração de Ipatinga vai trabalhar com quatro terminais de integração. Isso já está em fase de projeto de engenharia e já há definição desses locais. Também já tem previsão desse recurso no orçamento para que a gente possa executar as obras”, afirmou.

Orçamento

De acordo com o Projeto de Lei Orçamentária Anual (Ploa) 2022 de Ipatinga, está previsto para serem gastos R$ 1,8 milhão com a implantação de terminais de integração e abrigos do transporte público coletivo e R$ 600 mil com a gestão do transporte público coletivo. O Ploa deverá ser votado ainda nesta semana na Câmara de Vereadores.

Única passagem

Roberto Soares também detalhou que o sistema de integração permite que o passageiro possa trocar de ônibus sem pagar uma nova passagem. “Vai funcionar da seguinte forma. O micro-ônibus ou o ônibus vai buscar o passageiro em determinado ponto no município e vai parar nesse terminal de integração, e depois seguirá até o seu destino final. O passageiro poderá fazer isso com uma única passagem. Isso já existe em diversas cidades do Brasil e será implantado em Ipatinga a partir do próximo ano”, destacou.

Quatro terminais

O secretário relatou que estão previstos quatro terminais de integração nos bairros Cidade Nobre, Bethânia, Bom Jardim/Ideal e Centro. “Essas são as regionais mais movimentadas e os pontos que atualmente funcionam com uma circulação de outras linhas. Então cada ponto desse foi minuciosamente estudado de acordo com a circulação das linhas nas regionais. Portanto, a administração vai fazer os terminais e depois será feito toda uma reformulação na estrutura de horários e linhas com a empresa Saritur”, pontuou.

Previsão

Conforme o secretário de Governo, essas obras dos terminais são de médio porte e, para isso, é necessário ter o projeto de engenharia em mãos para saber o cronograma de execução dos serviços. “Mas eu acredito que até o meio do ano que vem já estaremos com essas obras em andamento”, projetou.

Evolução

Em nota enviada ao Diário do Aço, a Saritur informou que apoia toda iniciativa para a evolução do transporte coletivo e é a favor do transporte integrado. “Ainda não recebemos informações sobre o projeto sendo elaborado pela prefeitura, mas vemos que este modelo tem funcionado bem em cidades, como a de Recife. Iniciativas que tragam modernidade e eficiência para o transporte terão sempre o nosso apoio”, destacou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

The Rookie

20 de dezembro, 2021 | 17:02

“Engraçado que esse prefeito tirou mó banca pro lado da Copasa com serviços ruins prestados, agora com esse lixo de saritur ele fica no pianinho, tá, bom, senta lá Cláudia, que esse funcionário público está preocupado com o povo, só qualquer cidadão pegar qualquer linha de ônibus pra ver que m... De lixo que essa concessionária de ônibus presta a cidade e o senhor prefeito, faz o que?.....
Por que não muda de empresa, por que não exige melhorias estruturais nos ônibus? ..... Agora só imaginar o motivo....”

De Olho

20 de dezembro, 2021 | 02:15

“Já passou da hora de a administração municipal rescindir o contrato de concessão da saritur. Um lixo de empresa. Dizer que está arrumando a casa, encerrando o contrato com a Copasa, outro lixo, aproveita e rescinde o contrato da saritur e coloca empresa seria pra atender a população.”

Envie seu Comentário