Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de dezembro, de 2021 | 16:14

Minissérie revela a brasileira que ajudou a salvar judeus na 2ª Guerra

Jayme Monjardim-RG/GB Edições
João (Rodrigo Lombardi) e Aracy (Sophie Charlotte), que se conhecem na cidade alemã de Hamburgo, vivem história de amor movida pelo altruísmo e resgate ao próximoJoão (Rodrigo Lombardi) e Aracy (Sophie Charlotte), que se conhecem na cidade alemã de Hamburgo, vivem história de amor movida pelo altruísmo e resgate ao próximo

Antes chamada de “Anjo de Hamburgo”, a história de “Passaporte para a Liberdade” estava com a produção bem atrasada, primeiro por questões burocráticas, depois pela pandemia, mas, finalmente, a Globo vai exibir a atração a partir da noite dessa segunda-feira (20). A minissérie é a primeira produção da empresa em parceria com a Sony Pictures Televison, e foi escrita por Mario Teixeira e Rachel Anthony, com direção artística de Jayme Monjardim.

Exibida em oito capítulos, “Passaporte Para a Liberdade” mergulha na história de Aracy de Carvalho (Sophie Charlotte), uma mulher forte, determinada e, acima de tudo, justa. Simples e sem holofotes, Aracy nunca buscou por títulos ou reconhecimentos. Em 1935, a brasileira - divorciada de seu primeiro marido e com um filho pequeno -, vai para a Alemanha em busca de trabalho e não tarda em conseguir um cargo no consulado brasileiro em Hamburgo, no setor de passaportes. Foi ali que ela conseguiu salvar muitos judeus da prisão e do Holocausto ao facilitar a emissão de vistos para o Brasil - ignorando restrições e driblando empecilhos.

A história

A trama se desenvolve a partir da convocação de João Guimarães Rosa (Rodrigo Lombardi) para ocupar o cargo de cônsul-adjunto do Brasil em Hamburgo. Logo em seu primeiro dia de trabalho na nova cidade, o brasileiro recém-chegado conhece Aracy - e se encanta por ela na mesma velocidade. Com o passar dos dias, João percebe que a funcionária do consulado escondia algo. Se encontrando com judeus às escondidas e sempre acompanhada de Hardner (Stefan Weinert), seu cúmplice e melhor amigo, Aracy é questionada e acaba explicando todo o seu esquema para João. Ele chega a hesitar, mas logo se convence de que era o justo a ser feito.

A beleza e a simplicidade de Aracy chamam a atenção não só do cônsul-adjunto, que passa a se tornar seu aliado no amor e na missão solidária, mas também de um importante capitão da SS, a tropa de elite de Hitler. Sua luta inspiradora entrou para a história mundial e, pela primeira vez, é retratada em uma minissérie. Com sua ousadia e força, ganhou o título de “Justos entre as Nações”, instituído pelo Memorial do Holocausto, em Israel, como reconhecimento aos não judeus que protegeram vidas durante a guerra.

O elenco escolhido para compor “Passaporte Para Liberdade” é marcado pela diversidade de nacionalidades, com a mistura de talentos brasileiros e internacionais. para contar uma trama baseada em fatos reais que acontece num período tão nebuloso da história mundial. Uma curiosidade é que a minissérie foi gravada totalmente em Inglês, por se tratar de uma coprodução a ser exibida em todo o mundo. A Globo vai colocar no ar a versão dublada. As versões dublada e legendada, também, estarão disponíveis no Globoplay.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário