Expo Usipa 2024 02 - 728x90

20 de dezembro, de 2021 | 17:33

Fabriciano inclui novos imóveis entre bens do Patrimônio Cultural

Informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Coronel Fabriciano
Divulgação
Colégio Angélica é um dos patrimônios da região central que foram revisadosColégio Angélica é um dos patrimônios da região central que foram revisados


A Diretoria de Cultura de Coronel Fabriciano, com o acompanhamento do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural, concluiu neste mês a revisão do Inventário do Patrimônio Cultural do município referente à Seção l, que abrange a área central da cidade.

O trabalho foi iniciado em julho e é divulgado com o objetivo de informar a sociedade os resultados obtidos, e assim democratizar o acesso às informações sobre o trabalho realizado pelo município, na gestão da Política Municipal de Proteção ao Patrimônio Cultural, detalhou o governo. Neste contexto, a inserção de novos bens e até mesmo novos tombamentos ou registro, podem ser propostos ao conselho por meio de ofício, sendo iniciativas individuais ou coletivas, por parte de qualquer segmento da sociedade.

A revisão do inventário é realizada anualmente e a cada ano é escolhida uma seção. Dessa vez, a equipe técnica da Diretoria de Cultura fez a inspeção de documentos e bens por meio de visitas de campo. Seis imóveis já tombados e outros três bens materiais, passíveis de tombamento foram incluídos.

Foram revisados: Salão Paroquial São José (rua Dr. Querubino), E. E. Prof. Pedro Calmon (rua Dr. Querubino), Colégio Angélica (rua Maria Matos), Capela do Colégio Angélica (rua Maria Matos), Sobrado dos Pereira (rua Silvino Pereira), Capela N. Sra. Auxiliadora-Hospital Dr. José Maria Morais (rua Argemiro José Ribeiro).

Foram incluídos: Sede da Corporação Musical Nossa Senhora Auxiliadora,
Gruta Santa Terezinha e Monumento “Os Cinco Elementos da Natureza"

O inventário é um documento criado a partir de 2008 com o objetivo de valorizar e manter preservados os bens materiais e imateriais da cidade. Este documento relaciona os bens e relata suas condições com o passar dos anos. O inventário também possibilita à sociedade debater o valor histórico ou artístico de cada um e contribuir com a Política de preservação do Patrimônio Histórico e Artístico do Município.

Educação patrimonial

Por meio da Diretoria e da Coordenação de Cultura do Município, órgãos ligados à Secretaria de Governança Educacional e Cultura, foi lançada neste mês de dezembro a campanha “Conheça a sua..., a nossa história!”. Segundo o diretor de cultura, Teco Teixeira, a iniciativa, financiada pelo Fundo Municipal de Cultura, tem o objetivo de despertar no cidadão o interesse pela preservação do patrimônio, bem como valorizar os bens preservados, constituindo assim uma forma de educação patrimonial. Para 2022, a secretaria planeja várias ações, dentre elas a identificação de todos os bens culturais com selo QR code que fornecerá aos visitantes e turistas todas as informações de cada imóvel tombado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário