Expo Usipa 2024 02 - 728x90

21 de dezembro, de 2021 | 10:00

Região Metropolitana do Vale do Aço tem 478 vagas de emprego para Censo 2022

Tânia Rêgo/Agência Brasil
O Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da populaçãoO Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população

As inscrições dos processos seletivos do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), para contratar pessoas que vão trabalhar na coleta de informações do Censo Demográfico 2022, vão até o dia 29 deste mês. Para a Região Metropolitana do Vale do Aço (RMVA) são 478 vagas, distribuídas nos cargos de recenseador, agente censitário municipal e agente censitário supervisor.

Na inscrição, o candidato deverá escolher a área de trabalho e em qual cidade realizará a prova, que será aplicada no dia 27 de março de 2022. A previsão é que os aprovados trabalhem por até três meses na coleta domiciliar.

Ao todo são 478 vagas na RMVA, dentre elas, 249 são de Ipatinga, 105 de Coronel Fabriciano, 90 de Timóteo e 34 de Santana do Paraíso. A taxa para participar da seleção para recenseador é de R$ 57,50, já para agente censitário municipal e agente censitário supervisor a taxa de inscrição é de R$ 60,50. Mais informações podem ser obtidas pelo telefone 0800 2834628 e pelo e-mail [email protected]. As inscrições podem ser feitas no site conhecimento.fgv.br. Nesse mesmo endereço é possível conferir os editais dos processos seletivos.

Simulador

Como os recenseadores são remunerados por produtividade, o IBGE preparou um simulador on-line, que calcula quanto o profissional vai receber de acordo com a quantidade de residências visitadas e pessoas recenseadas, considerando ainda a taxa de remuneração de cada setor censitário, o tipo de questionário preenchido (básico ou amostra) e o registro no controle da coleta de dados. A jornada de trabalho recomendável para os recenseadores é de, no mínimo, 25 horas semanais. Para estimar a remuneração, basta informar o município e a quantidade de horas que pretende dedicar ao trabalho.

Censo 2022

No ano que vem, cerca de 213 milhões de habitantes, em mais de 70 milhões de domicílios, serão visitados pelos recenseadores nos 5.570 municípios do país. A pesquisa revelará, entre outras informações, as características dos domicílios, identificação étnico-racial, nupcialidade, núcleo familiar, fecundidade, religião ou culto, deficiência, migração interna ou internacional, educação, deslocamento para estudo, trabalho e rendimento, deslocamento para trabalho, mortalidade e autismo. Realizado a cada dez anos, o Censo Demográfico é a principal fonte de referência para o conhecimento das condições de vida da população em todos os municípios do país.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário