21 de dezembro, de 2021 | 08:31

Como simular seu consórcio de carro e fazer a melhor escolha?

Simular consórcio de carros é uma excelente forma de entender melhor quais são as taxas, o número de parcelas e o valor que será pago ao longo do tempo de contratação.

Além de se antecipar em relação às informações do contrato e poder ter mais segurança em relação às decisões, o melhor de tudo é que é possível fazer isso rapidamente.

Confira a seguir mais detalhes sobre como simular seu consórcio de veículos e acertar na escolha.

O que é um consórcio de carro?

Um consórcio de carro é uma modalidade de compra na qual um grupo de pessoas com interesse em comum é unido por uma administradora de consórcio com supervisão do Banco Central do Brasil. Essa é uma forma de adquirir um veículo novo ou usado sem entrada, sem juros e com menos burocracia.

Os consorciados pagam mensalmente as parcelas referentes ao veículo. Todos os meses, é realizado um sorteio no qual pelo menos um participante é contemplado e recebe uma carta de crédito para retirar o bem mesmo antes de terminar de pagar as mensalidades.

Também é possível ser contemplado por meio de lance. Todos os consorciados, já contemplados ou não, devem pagar todas as parcelas em dia até o fim.

O que é um simulador de consórcio de carro?

É uma ferramenta digital que funciona como uma calculadora online na qual você pode simular consórcio de carro e descobrir gratuitamente quanto ficam as parcelas de um consórcio e quanto deve ser a carta de crédito.
O simulador mostra em detalhes, além do valor das mensalidades, as taxas da administradora, bem como o seguro.

Qual é a vantagem de simular um consórcio de carro?

A maior vantagem de simular um consórcio de carro é ter segurança em relação ao investimento que você fará. Assim, é possível participar de um programa que se adapte ao seu planejamento financeiro.

As administradoras que fornecem um bom simulador de consórcio de carro costumam ser mais transparentes na relação com o consumidor.

Outro benefício de simular um consórcio de carro é poder comparar se vale a pena comprar um novo automóvel por financiamento ou por consórcio.

Que tipo de carro posso simular em um consórcio?

Você pode simular a compra de praticamente qualquer modelo de carro em um simulador de consórcio de veículos.

A calculadora do simulador costuma funcionar por filtros como:
● veículo novo ou seminovo;
● valor da carta de crédito;
● valor da parcela;
● prazo (por exemplo: 12, 36, 60 meses);
● marca (como VW, Chevrolet, Jeep, Hyundai, Mercedes, Toyota, Fiat);
● modelo;
● ano.

Também é possível ordenar a listagem das opções por maior ou menor valor.

Como é feito o cálculo no simulador de consórcio?

O simulador de consórcio de carro é uma calculadora inteligente que processa todos os custos envolvidos na participação de um consórcio, o fundo comum, a taxa de administração, seguro e fundo de reserva. Conheça o que é cada um.

Fundo comum

O fundo comum é composto pelo o dinheiro das parcelas de todos os participantes do grupo e que depois é convertido nas cartas de crédito para cada um dos consorciados contemplados.

Fundo de reserva

Para que todos os participantes possam receber suas respectivas cartas de crédito no tempo certo, seja por sorteio, seja por lance, é necessário um fundo de reserva. Esse fundo serve como garantia.

Seguro

O seguro no consórcio é o que garante que as parcelas restantes no consórcio serão pagas, seja de forma integral ou parcial, independentemente de imprevistos. Para que isso ocorra é preciso que todos os participantes paguem essa taxa.

Taxa de administração

A taxa de administração é uma porcentagem sobre o valor da carta de crédito que as administradoras cobram pelo serviço. Esse valor não costuma pesar muito no bolso do consumidor, já que é diluído nas parcelas.

Como simular um consórcio de carro?

Simular um consórcio de carro é bem simples. Você pode fazer isso com a ajuda de um representante de uma administradora ou, de maneira ainda mais fácil, sozinho pela internet agora mesmo.

Para fazer a melhor escolha, use a ferramenta de uma empresa confiável. O simulador de consórcio de carros da Rodobens, por exemplo, tem a credibilidade de uma administradora com mais de 70 anos de tradição nesse mercado.

Além disso, todo processo é descomplicado: basta acessar o simulador de consórcio de carro da Rodobens. Os próximos passos são:

1. filtre o valor da carta de crédito;
2. preencha seus dados;
3. veja as opções de parcelas e prazos que melhor atendem a sua necessidade;
4. quando encontrar a carta de crédito de seu interesse, clique para conferir opções;
5. para pedir mais informações, clique no botão para falar com especialista.

Depois de usar o simulador, é só contratar o consórcio ideal para realizar o que planejou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário