21 de dezembro, de 2021 | 16:22

Mais dez municípios do Vale do Aço aderem ao Minas Reurb

Tiago Araújo
Prefeitos estiveram reunidos nesta tarde na sede da ARMVA, em IpatingaPrefeitos estiveram reunidos nesta tarde na sede da ARMVA, em Ipatinga

A Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço – ARMVA celebra termo de cooperação técnica com dez municípios da região e Colar Metropolitano para a realização de regularização fundiária de, aproximadamente, 7.000 lotes por meio do Minas Reurb – Programa Mineiro de Integração e Regularização Territorial. Conforme divulgado pela ARMVA durante coletiva de imprensa nesta terça-feira (21), deverão ser beneficiados direta e indiretamente mais de 30 mil cidadãos do Vale do Aço com a execução do programa nos municípios de Antônio Dias, Braúnas, Córrego Novo, Iapu, Ipaba, Ipatinga, Jaguaraçu, Mesquita, Periquito, Pingo-d'Água, Santana do Paraíso e Timóteo.

Os investimentos por parte do Governo de Minas Gerais para os processos estão estimados em R$ 2 milhões. Os municípios de Braúnas, Mesquita e Periquito já foram contemplados com as contratações, que tiveram ordem de serviço assinada no dia 8 deste mês. As demais contratações, direcionadas para os municípios de Santana do Paraíso e Ipatinga, deverão ser realizadas a partir do pregão marcado para esta quinta-feira (23).

Os municípios de Córrego Novo e Pingo-d’Água serão beneficiados por meio de convênio junto à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Econômico (Sede). Já os municípios de Antônio Dias, Iapu, Ipaba e Timóteo recebem o Minas Reurb a partir da execução direta da equipe da ARMVA, em parceria com as respectivas prefeituras.

Como funciona

O diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, explicou que o Minas Reurb pretende beneficiar cerca de sete mil famílias no Vale do Aço, com cerca de sete mil lotes a serem regularizados. “Os trabalhos serão de três tipos. Alguns municípios vão ter suas áreas contratadas para empresas realizarem o programa de regularização fundiária, outros vão receber apoio técnico direto da agência e outros receberão recursos via convênio da Sede. A previsão de duração é cerca de um ano para que finalize os contratos”, explicou.

João Luiz ressaltou a importância do programa. “O direito de moradia está na Constituição, além do direito à dignidade. O programa valoriza o imóvel. A pessoa garante a propriedade de fato, não uma mera posse. Lembrando que a propriedade se transmite no caso de morte, de divórcio e etc. enquanto a posse não. As pessoas, uma vez que adquirem o certificado de regularidade do seu território, podem reinvestir no imóvel, esse imóvel ganha uma valorização comercial no mercado imobiliário e isso também aquece até o mercado de construção civil, já que as pessoas muitas vezes acabam até reformando as casas”, detalhou João Luiz, ressaltando que isso representa o fim da insegurança jurídica para sete mil famílias, cerca de 30 mil beneficiados no Vale do Aço.

Benefícios do Minas Reurb

O Minas Reurb tem como objetivo a regularização fundiária urbana, normalizando assentamentos irregulares e a titulação de seus ocupantes, de modo a garantir a função social da propriedade urbana.

Para o cidadão contemplado, a regularização dos imóveis proporciona segurança jurídica e acesso legal a diversos serviços melhorando, assim, a qualidade de vida, o fomento da economia local e também a oportunidade de novos investimentos no município. Além disso, a regularização fundiária possibilita ao poder público municipal a captação de recursos de programas dos governos estadual e federal.

Áreas beneficiadas pela nova etapa

Os municípios em acordo prévio com a ARMVA definiram as áreas a serem regularizadas via Minas Reurb. Todas as áreas escolhidas, dadas as características socioeconômicas, serão regularizadas na modalidade de Regularização Fundiária de Interesse Social, a Reurb-S. Ou seja, os cidadãos beneficiados não terão nenhum custo para a obtenção da escritura do imóvel.


Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário