EXPO USIPA 2024 02 - 728X90

21 de dezembro, de 2021 | 16:38

Ministério da Saúde empenha R$ 5 milhões para Hospital Márcio Cunha comprar novo tomógrafo

Informações da assessoria de comunicação do senador Alexandre Silveira
Divulgação
Equipamento é importante para ajudar no tratamento dos pacientes com câncerEquipamento é importante para ajudar no tratamento dos pacientes com câncer


O Ministério da Saúde empenhou recurso de R$ 5 milhões para o Hospital Márcio Cunha, em Ipatinga, adquirir um equipamento que faz diagnóstico de câncer com grande precisão. Trata-se do PET-CT, ou tomografia por emissão de pósitrons, que identifica lesões malignas que não são detectadas pelos exames convencionais. O novo equipamento está sendo viabilizado por intermédio e empenho do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD), e do diretor jurídico da presidência do Senado, Alexandre Silveira (PSD), conforme divulgado nesta terça-feira (21) pela assessoria de Comunicação de Silveira.

Ex-secretário da Saúde de Minas, Alexandre sabe da importância do equipamento para melhorar a qualidade da saúde não somente da população de Ipatinga, mas de um conjunto de municípios da região. “É muito importante poder contribuir para que o hospital possa disponibilizar esse moderno equipamento para ajudar no tratamento dos pacientes com câncer. Especialmente por saber que os beneficiados não serão somente os moradores de Ipatinga, mas cerca de 1,3 milhão de pessoas de 67 municípios das macrorregiões do Vale do Aço e do Nordeste mineiro”, assinala Alexandre Silveira.

Diretor-presidente da Fundação São Francisco Xavier (FSFX), Salvador Prado Júnior, responsável pela gestão do hospital, destaca a importância do novo aparelho no tratamento dos pacientes de câncer. “Os oncologistas com acesso a imagens PET sabem o quanto o método facilita e acelera as decisões clínicas no tratamento e acompanhamento do paciente com câncer”, ressalta.

Outro benefício com a chegada do novo equipamento, como destaca Salvador, é o fato de os pacientes não precisarem mais, assim que ele for instalado, serem levados para Belo Horizonte para a realização de exames mais precisos. “

Referência no combate ao câncer

O Hospital Márcio Cunha tem uma unidade de alta complexidade em oncologia com radioterapia, que atende Ipatinga e mais 67 municípios da microrregião, ressalta a assessoria de Silveira. O hospital abriga também uma unidade de oncologia pediátrica, que oferece dez leitos de internação, poltronas para quimioterapia, brinquedoteca e o suporte de uma equipe multiprofissional para atender pacientes e familiares.

Do total de pacientes da oncologia, 85% recebem tratamento por meio do Sistema Único de Saúde (SUS). São realizadas mais de 24 mil sessões de radioterapia, outras 27 mil sessões de quimioterapia, mais de 23 mil consultas e quase 2.500 exames de medicina nuclear.

Considerado o 5º hospital em número de internações e o 3º em número de partos pelo SUS em Minas Gerais, o Márcio Cunha tem, no total, 548 leitos disponíveis em suas duas unidades. Em 2020, o hospital internou mais de 18 mil pacientes, realizou quase 50 mil sessões de hemodiálise, realizou quase 4 mil partos e mais de 121 mil atendimentos no seu Pronto Socorro.

“Somos referência regional no combate ao câncer, mas o nosso compromisso é trabalhar para melhorar e aperfeiçoar o atendimento oferecido aos nossos pacientes. Com o PET, que estamos conseguindo graças ao trabalho do senador Rodrigo Pacheco e do nosso amigo Alexandre Silveira, vamos colocar o Márcio Cunha em outro patamar”, conclui Salvador.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário