23 de dezembro, de 2021 | 10:00

Obras de duplicação da BR-381 são paralisadas e serão retomadas no próximo ano

Arquivo DA
Para o próximo ano, a previsão é que sejam concluídos 66,1 quilômetros de pista duplicada Para o próximo ano, a previsão é que sejam concluídos 66,1 quilômetros de pista duplicada

Em razão do período chuvoso, as obras de duplicação da BR-381 foram paralisadas e serão retomadas apenas em 2022. A informação foi confirmada ao Diário do Aço pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), por meio de nota. A duplicação é um sonho antigo para os motoristas que trafegam constantemente por esta rodovia, que é marcada por diversos acidentes fatais ao longo do ano.

Conforme o Dnit, as obras foram paralisadas no dia 20 de dezembro, nos dois lotes em que há serviços em execução, e serão retomadas após o dia 2 de janeiro de 2022, em razão da chuva que impede os serviços de terraplanagem.

“No entanto, serão mantidas as atividades nas obras de artes especiais, além de equipe de plantão para atendimento de eventuais emergências no trecho em obras. Para o próximo ano, a previsão é concluir as obras de duplicação, que totalizam 66,1 quilômetros de pista duplicada”, informou a nota da autarquia.

Já publicado:
-Obras de duplicação da BR-381 são retomadas em Antônio Dias
-Dnit pede atenção a motoristas em trechos com travessias urbanas na duplicação da BR-381
-Nova sinalização da BR-381 traz defensas metálicas para pistas e obras de arte especiais

À passos lentos

De um total de onze lotes em que a duplicação da 381 entre Belo Horizonte e Governador Valadares está dividida, somente nos lotes, 7, em Caeté, e 3.1, entre Jaguaraçu e Antônio Dias foram feitas intervenções com a construção de pistas duplicadas, pontes, viadutos e túneis. Nos demais lotes a obra não passou de intenção.

Pior ainda na variante do rio Santa Bárbara. Apontada nos estudos de viabilidade como alternativa de trajeto para desafogar a rodovia entre São Gonçalo do Rio Abaixo e Nova Era, os projetos dos lotes 4, 5 e 6 foram cancelados e terão que ser refeitos. Esse novo traçado tiraria a rodovia da área urbana de João Monlevade.

A duplicação está agora à espera da concessão da rodovia à iniciativa privada, para a sequência da duplicação com o dinheiro que for arrecadado nos pedágios.

Leilão

Nesta quarta-feira (22), o ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas anunciou que o leilão da BR-381/MG e da BR-262 MG/ES já tem nova data. "Próximo dia 7 de fevereiro vamos bater esse martelo tão aguardado pelos mineiros e capixabas no primeiro leilão do ano. Serão R$ 7,36 bilhões investidos em 686 km, sendo 402 de obras de duplicação, 228 km de faixas adicionais e 131 km de vias marginais que vão fazer com que a rodovia da morte fique no passado", publicou o ministro em suas mídias sociais.

O leilão estava marcado para o dia 20 de dezembro, mas acabou adiado por causa de adequações.

O edital, que foi alterado a pedido das empresas interessadas, deve contemplar um novo mecanismo de proteção de variação para o preço de insumos que foi adotado pelo Ministério da Infraestrutura "para elevar ainda mais o nível de sofisticação dos próximos contratos de concessão, principalmente, os de projetos rodoviários, como dos sistemas BR-381/262/MG/ES e BR-116/493 (Rio-Valadares)”. Conforme o Ministério, o instrumento vai assegurar a “realização dos investimentos necessários por parte dos concessionários, sem que a população seja prejudicada no bolso, com o aumento dos preços dos pedágios”.



“Proteção aos investidores”

Na prática, será criada uma proteção para os investidores, em relação à alta de preços de insumos importantes para obras de infraestrutura, como o aço e o cimento asfáltico de petróleo. A secretária de Planejamento, Desenvolvimento e Parcerias do Ministério da Infraestrutura, Natália Marcassa, informou à imprensa que a pasta percebeu a preocupação de grandes investidores interessados no projeto com o impacto da inflação dos insumos.

O plano, então, é estabelecer uma “cesta” de índices para o reajuste dos contratos, que seja composta pelo IPCA, usado atualmente, e outro que reflita melhor os preços do setor, como o Índice Nacional de Custo de Construção (INCC) ou o Índice Geral de Preços – Disponibilidade Interna (IGP-DI).

Seguidos adiamentos

O leilão estava agendado, inicialmente, para o dia 25 de novembro, mas no mês de outubro o governo federal já tinha acatado um pedido formal de uma série de investidores e alterado para o dia 20 de dezembro o leilão rodoviário das BRs-381 e 262, em Minas Gerais e no Espírito Santo, que prevê cerca de R$ 7 bilhões em investimentos privados - a data inicial estava programada para o dia 25 de novembro. Agora foi confirmado novo adiamento por causa da necessidade de novo edital.
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Comentários

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Flávio

24 de dezembro, 2021 | 00:00

“Matemática básica: A BR 381 entre BH e SP tem 600 Km e o pedágio custa aprox. R$20,00. GV até BH tem 300Km (metade do trecho entre BH a SP), mas o pedágio está previsto em aprox. R$50,00, ou seja, mais do que o dobro. Sabemos que o país não tem recursos para custear toda a infraestrutura que necessitamos, mas somente o orçamento destinado para o "Fundão da campanha política de 2022" (R$5 bilhões) daria para duplicar toda a BR381 e sobraria dinheiro, ou seja, eis o motivo do pedágio ser de custo menor entre BH a SP (o governo fez a duplicação e a concessão administra o trecho).
Vale lembrar que o valor do "fundão" é quase o orçamento do Ministério da Infraestrutura. O Ministro Tarcísio e equipe tem que fazer milagre!
Enfim, como a maioria da nação brasileira infelizmente não interpreta números e textos, logo, os ratos fazem a festa...”

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