23 de dezembro, de 2021 | 16:39

Secretaria informa que cirurgias de catarata serão contínuas em Coronel Fabriciano

Informações da assessoria de comunicação da Prefeitura de Fabriciano

A Secretaria de Governança da Saúde de Coronel Fabriciano anunciou que a fila de espera por cirurgias de catarata será zerada no município em 2022. Nesta quarta-feira (22), o Executivo fez a entrega das primeiras guias para os pacientes examinados na Unidade Móvel de Saúde do Instituto Luz Para Vida. A Unidade, que funcionou na Praça da Estação, foi contratada pelo município para realização de exames oftalmológicos no mês de setembro.

A entrega das guias de autorização é o passaporte para a retomada das cirurgias. Para dar fim à fila de espera, serão operadas nos três primeiros meses do ano, 685 pessoas: 200 pacientes em janeiro, 200 em fevereiro e mais 285 em março. De abril em diante, a Secretaria atenderá os pacientes por ordem de chegada para não haver mais acúmulos.

Ao anunciar a volta das cirurgias de catarata, o prefeito Marcos Vinicius (PSDB), classificou como histórica a ação que permitirá o atendimento de tantos pacientes de uma só vez. “Eu quero parabenizar nossas equipes de saúde que não mediram esforços para fazer esse mutirão e reunir tanta gente que esperava na fila. Nunca houve tantas cirurgias ao mesmo tempo. E precisa lembrar que além da cirurgia tem os exames preparatórios, as consultas e o material utilizado nos procedimentos. Mas é um investimento que vale a pena considerando que a saúde é nossa prioridade sempre”, disse.

Mutirões

O município começou a enfrentar a catarata por meio de mutirões em 2018. No entanto, as ações foram interrompidas em 2019 devido à pandemia. Nos dois primeiros anos foram realizados quatro mutirões, totalizando 662 cirurgias. Com essa nova etapa, o município alcançará 1.347 cirurgias no Hospital Dr. José Maria Morais desde sua reabertura, projetou o governo municipal.

O secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau, ressalta que “primeiro nós lutamos contra a pandemia. Agora estamos avançando com a 3ª dose da vacina e isso nos possibilita retomar a realização das cirurgias”.

Pacientes agendados

Maria da Penha de Carvalho, uma das primeiras a receber a guia de autorização, comemorou a volta das cirurgias. “Dia 15 de janeiro, às 6h, vou fazer minha cirurgia. Estou muito feliz”. Antônio Thiago dos Santos ficou com a visão enfraquecida devido à doença. “Eu fiz o exame no caminhão que estava na praça (Carreta da oftalmologia). Tem só oito meses que estou esperando e agora chegou a minha vez, graças a Deus”.

Geraldo Antônio Teixeira foi operado do olho direito em um dos primeiros mutirões. “Só tenho a agradecer. Fiquei aguardando devido à pandemia e agora serei operado do 2º olho”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário