24 de dezembro, de 2021 | 12:23

Governo abre abre consulta pública sobre vacinação de crianças

Sob contestação de especialsitas, governo insiste em colher contribuições que podem ser enviadas até o dia 2 de janeiro

Com informações da Agência Brasil e CNN
Divulgação
Farmacêutica Pfizer já havia conseguido aprovação da Anvisa para a aplicação da sua vacina em pessoas de 5 a 11 anos Farmacêutica Pfizer já havia conseguido aprovação da Anvisa para a aplicação da sua vacina em pessoas de 5 a 11 anos

Está aberta à participação da população a consulta pública sobre vacinação contra covid-19 de crianças de 5 a 11 anos. Segundo o Ministério da Saúde, o objetivo é “informar e conhecer as dúvidas e contribuições da sociedade científica e da população" sobre a vacinação das crianças com o imunizante Pfizer, aprovada no último dia 16, pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

A consulta, publicada no site do ministério quinta-feira (23) às 23h59, estará aberta até o dia 2 de janeiro. Para acessar o formulário da consulta, clique aqui.

Especialistas alertam para risco e atraso

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) já tinha autorizado o uso da vacina da Pfizer contra a covid-19 em crianças de 5 a 11 anos. A decisão foi fruto de avaliação técnica do pedido submetido pela farmacêutica em novembro. A dosagem da vacina para esta faixa etária está ajustada e é menor que a utilizada por pessoas com mais de 12 anos.

Segundo a Anvisa, a autorização foi concedida após o estudo da equipe técnica da agência dos dados de segurança, eficácia e capacidade de indução da resposta imunológica a partir da aplicação do imunizante nesta faixa etária.

Com base na decisão da Anvisa, especialistas contestam a abertura de consulta pública e temem atraso na imunização da faixa etária de 5 a 11 anos. “Estamos diante de um cenário que já temos estudos científicos suficientes para demonstrar segurança e eficácia de vacinar a população pediátrica. Já temos o parecer da Anvisa e penso que agora estamos diante apenas da operacionalização disso para as próximas semanas e meses”, afirmou - entrevista à rede CNN Brasil, a cardiologista Ludhmila Hajjar, professora da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP) e chefe da UTI de Covid-19 do Hospital das Clínicas.

Para o infectologista Esper Kallás, professor da Faculdade de Medicina da USP, a emergência e disseminação da variante Ômicron do novo coronavírus pelo mundo é um dos fatores que indicam a necessidade de acelerar a vacinação.

Saiba mais sobre a consulta pública

Na página, o ministério indica a leitura de um documento com informações relativas à vacinação desse público. Será considerada apenas uma contribuição realizada com o mesmo CPF ou CNPJ no formulário disponibilizado na consulta pública. “Caso haja necessidade de retificar algum dado preenchido, antes do encerramento da consulta pública, é preciso inserir novamente todas as informações no formulário, visto que a contribuição anterior não será considerada”, informa a pasta.

Para o ministério, a vacinação não deve ser compulsória e, para a aplicação do imunizante, “será exigida prescrição médica e autorização dos pais ou responsáveis, mediante assinatura de termo de assentimento”.

O ministério acrescenta que a inclusão da referida faixa etária no Plano Nacional de Operacionalização da Vacinação deverá priorizar crianças com deficiência permanente ou comorbidades, bem como aquelas que vivam “em lar com pessoas com alto risco para evolução grave de covid-19”.

No caso de crianças sem comorbidade, a ordem de prioridade vai das mais velhas para mais novas, iniciando com o grupo com idade de 10 a 11 anos.

Decisão

No último dia 18, o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, afirmou que a decisão do governo sobre a vacinação de crianças de 5 a 11 anos será tomada no dia 5 de janeiro, após audiência e consulta públicas. Em conversa com jornalistas, Queiroga disse que a autorização da Anvisa não é decisão suficiente para viabilizar a vacinação para esse grupo.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Paulo

25 de dezembro, 2021 | 10:17

“? de revirar o estômago, nunca na história deste país tivemos um governo tão medíocre com tantas pessoas incompetentes juntas. Um ministro da saúde mercenário que está apenas preocupado com o salário e as mordomias do cargo. Em 2022 vamos devolver essa para onde nunca deveriam ter saído.”

Gildázio Garcia Vitor

24 de dezembro, 2021 | 17:37

“Segundo Octávio Guedes, do g1, não se faz consulta pública sobre vacinas, que são resultantes de pesquisas científicas, com leigos. A opinião tem que ser a dos cientistas.”

Carlos Roberto Martins de Souza

24 de dezembro, 2021 | 15:40

“Não há patamar aceitável de óbitos para crianças, Marcelo Queiroga. Isso é crime. Vacinas salvam crianças e adultos. Salvam até os loucos negacionistas! Fora calhordas! Fora Boçal Naro!”

Gildázio Garcia Vitor

24 de dezembro, 2021 | 15:18

“As perguntas desse questionário foram elaboradas com base na visão político-ideológica deste governo. Além disso, antes da 13h já não era possível enviá-lo.”

Envie seu Comentário