10 de janeiro, de 2022 | 18:20

Chuva intensa prejudica abastecimento de água na região

Divulgação
População sofre com pontos de alagamento e com falta de água potávelPopulação sofre com pontos de alagamento e com falta de água potável

A chuva intensa na região causou alagamentos, queda de árvores e de postes, e cheia de rios. Dentre tantos transtornos, os moradores também sofrem com a intermitência no abastecimento de água. Com a inundação pelo rio Piracicaba houve paralisação de parte do sistema de captação de água pela Copasa nos poços profundos de onde a companhia extrai a água que abastece cidades do Vale do Aço.

Conforme a Copasa, o abastecimento em Ipatinga foi feito normalmente nesta segunda-feira (10). Já em Timóteo, houve elevação abrupta do nível do rio Piracicaba inundando as áreas de captação, sendo necessária a paralisação dos poços profundos responsáveis pelo abastecimento de água no distrito de Cachoeira do Vale.

Em decorrência dessa circunstância, o abastecimento de água no distrito foi interrompido, emergencialmente, no domingo (9). Técnicos da companhia monitoram o nível do rio para realizar restabelecimento completo da vazão de produção da unidade. A previsão é que o abastecimento seja normalizado, gradativamente, após o nível do rio Piracicaba baixar. Os demais bairros estão sendo normalmente abastecidos, destaca a Copasa.

Em Coronel Fabriciano, o fornecimento de água ficou prejudicado no domingo e na segunda-feira (10), devido à falta de energia elétrica na Estação de Tratamento de Água (ETA) do bairro Mangueiras, de responsabilidade da concessionária responsável, e também por causa do aumento excessivo da turbidez da água da captação do ribeirão Caladão, paralisando o abastecimento de toda a cidade, com exceção do bairro Amaro Lanari, explica a Copasa, ressaltando que o fornecimento está sendo normalizado ao longo de segunda-feira.

Na sede de Santana do Paraíso, o fornecimento de água ficou prejudicado em razão da inundação da área da captação do Córrego do Achado, paralisando o abastecimento dos bairros São José, Centro, Vale do Paraíso, Veraneio, São Francisco, Alto Santana e Residencial Paraíso. A Copasa também ressaltou que o abastecimento está sendo normalizado nesta segunda-feira.

Já o abastecimento dos bairros Águas Claras, Bom Pastor, Chácaras do Vale, Cidade Nova, Jardim Vitória, Parque Caravelas e Residencial Bethânia, em Santana do Paraíso, poderá apresentar intermitência no abastecimento na noite de hoje, em razão das fortes chuvas e elevação abrupta do nível do rio Piracicaba, que paralisaram parte dos poços profundos do sistema de abastecimento integrado do Vale do Aço.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Reinaldo

11 de janeiro, 2022 | 11:41

“Aqui no Imbaubas...Ipatinga...caiu água até por volta de 13 hs ontem...depois parou até agora...”

Lucas Daniel

11 de janeiro, 2022 | 05:00

“No morro do Carmo está sem água a 2 dias direto”

Vitor

10 de janeiro, 2022 | 21:50

“Na parte norte do bairro Bom Retiro em Ipatinga, ocorreu o desabastecimento. No início do período noturno a vazão diminuiu, até que cessou a distribuição às 21:00,”

Wallace Garcia

10 de janeiro, 2022 | 21:08

“Neste exato momento o bairro ideal não está tendo água vai do nas caixas.”

Envie seu Comentário