Expo Usipa 2024 02 - 728x90

01 de fevereiro, de 2022 | 17:20

Governo ipatinguense busca em SP nova referência para operação dos serviços de água e esgoto

Divulgação
Prefeito e uma comitiva de secretários visitaram a cidade de Ribeirão PretoPrefeito e uma comitiva de secretários visitaram a cidade de Ribeirão Preto
O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), conheceu nesta terça-feira (1), em Ribeirão Preto (SP), dados estruturais e operacionais da empresa multinacional GS Inima. A subsidiária brasileira do grupo internacional atua com concessões para prestação de serviços públicos de tratamento e abastecimento de água potável e de esgotamento sanitário diversas cidades e unidades industriais do país. A informação foi divulgada pelo governo ipatinguense nesta terça-feira (1).

A visita está relacionada à abertura do processo para licitação e renovação da concessão que esteve sob a responsabilidade da Copasa nas últimas décadas em Ipatinga, havendo a perspectiva de que a companhia estadual seja substituída ainda neste ano, após o encerramento de seu contrato, detalha o governo. Também participaram da visita o Procurador Geral do município, Breno Inácio, e mais três secretários - Roberto Soares (Governo), Paulo George Lacerda (Planejamento) e Leonardo Werneck (Comunicação).

Em novembro último, o prefeito e assessores fizeram uma primeira visita técnica neste sentido, na cidade de Pará de Minas, onde desde 2015 a empresa Águas de Pará de Minas, do Grupo Águas do Brasil, cuida dos serviços de água e esgoto.

Segundo nota divulgada pela administração ipatinguense, “a GS Inima Brasil é um dos cinco mais destacados players deste segmento no país. Tem contratos de concessão plena, englobando serviços públicos de água e esgoto, além de contratos de concessão de serviços de esgotamento sanitário. A atuação em Ribeirão Preto acontece há 24 anos, com resultados bastante exitosos”.

Referência nacional
“Hoje, a cidade de Ribeirão Preto possui duas Estações de Tratamento de Esgoto (ETE’s) e a concessionária em operação foi a primeira no Brasil a implantar um sistema de geração do biogás produzido no processo de tratamento. Ribeirão Preto é ainda a primeira cidade no Brasil com mais de 500 mil habitantes a ter 100% do esgoto tratado. São referências deste tipo que queremos levar para Ipatinga”, destacou Gustavo Nunes.

Fiscalização e tecnologia
O órgão gestor dos serviços de captação, abastecimento e tratamento de água e esgoto na cidade paulista visitada pela comitiva ipatinguense é o Daerp - Departamento de Água e Esgotos de Ribeirão Preto. Ele é ligado a uma secretaria do mesmo setor que, entre outras ações, realiza diariamente análises bacteriológicas e físico-químicas de amostras de água coletadas em diversos pontos da cidade, visando controlar a sua qualidade e potabilidade. Atualmente, o abastecimento é feito exclusivamente por água subterrânea, retirada de 118 poços profundos.

A nota do governo ipatinguense conclui informando que a “GS Inima, além de empresa de referência na prestação de serviços públicos de água e esgoto no Brasil e no exterior, é pioneira em dessalinização de águas marítimas na Europa, onde mantém mais de 30 usinas”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Geraldo Magela Vieira

05 de fevereiro, 2022 | 16:14

“Infelizmente o nosso Governador Zema está sucateando a COPASA querendo a sua privatização, sendo assim não acho que nesta licitação a COPASA sairá perdedora. Mas o que eu gostaria de ver era a COPASA entrar nesta licitação e ganhar e calar a boca do GUGU. Ipatinga tem hoje prioridades muito mais importante que a COPASA (que sim, necessita de uma melhora, mas também não pode ser descartada como o prefeito quer, que fica até um questionamento: porque tanta implicancia, o quê está por traz de sua atitude? Pois o povo é que não é!!!), uma concessionária de ônibus que não atende a demanda da população e nem de seus funcionários, ruas com o asfalto em fim de vida útil, UPA e hospital municipal em calamidade, o prédio da prefeitura caindo os pedaços, mas..... O problema de Ipatinga é a COPASA!!! Quem viver verá. Câmara municipal de Ipatinga, queremos um prepicito em Ipatinga para a população decidir, pois somos nós que pagamos a conta.”

Lucas

03 de fevereiro, 2022 | 18:53

“Falando nisso, por que o Prefeito não visitou a empresa de Ouro Preto? É a mesma que ele visitou em São Paulo. Será por que hein? Inclusive sairia mais barato para os cofres do Município. Ouro Preto é logo ali.”

Lucas

03 de fevereiro, 2022 | 17:55

“Em clima de vitória eleitoral, CPI da Saneouro entrega relatório final em Ouro Preto
Comissão pede indiciamento de ex-prefeito Júlio Pimenta por improbidade administrativa e extinção do contrato com a Saneouro.

***********
"As contas de água começam a chegar a partir de dezembro em Ouro Preto, na Região Central de Minas Gerais. Com 90% dos hidrômetros instalados e menos de 1% do esgoto da cidade tratado, os moradores da cidade histórica vão ter que desembolsar de R$ 90 a R$ 110 reais, em média, segundo a Saneouro"
***********
Acho que o mal informado é você Senhor André.”

André

03 de fevereiro, 2022 | 14:37

“São pessoas como o Lucas que tem uma postura que acha que sabe tudo, estraga este pais!

Ouro Preto, esta indo muito bem no que a concessão que a prefeitura abriu, Sr. Lucas leia e se informe, e cobra quem de direito deve ser cobrado.

Não fale pelo outro o que você não sabe!”

Lucas

03 de fevereiro, 2022 | 13:01

“Essa empresa que eles visitaram é a mesma de ouro preto. É um desastre de ruim. Inclusive a prefeitura de ouro preto quer quebrar o contrato porque o serviço é muito ruim e muito "CARO". É Prefeito, você não sabe o que vai trazer para Ipatinga. A COPASA é uma empresa boa. Ipatinga é referência a mais de 20 anos com esgoto coletado e tratado. Não sei o motivo dessa implicância com a COPASA. O povo de ipatinga vai se fu......”

Raul

02 de fevereiro, 2022 | 22:09

“Tenho uma sugestão que vai alegrar a população. Mostra os dados de arrecadação da taxa de iluminação pública. Divulga que essa taxa é cobrada pela prefeitura. CONGELA essa taxa, REDUZA ou ACABE com essa taxa. Não aguentamos pagar tantos impostos nessa cidade. Porque a conta de luz subiu muito e a prefeitura está arrecadando demais.”

Josiel

02 de fevereiro, 2022 | 21:46

“Pessoal, peguem o exemplo de ouro preto, olhem a tarifa de lá que privatizou o saneamento.
Sugiro que o prefeito, além de ouvir os donos, que ouve a população local.
Que os vereadores vão a para de Minas e ouvem a populacao.”

Servulo

02 de fevereiro, 2022 | 21:01

“O prefeito esta querendo aparecer ou esta querendo montar esquema de propinas para manter no poder, pois o serviço prestado pela copasa é de qualidade quase não se tem reclamações, poderia negociar baixar as tarifas”

Walcimar

02 de fevereiro, 2022 | 18:46

“Só não pode usar o mesmo método que usaram nas escavações do metrô, porque vão alcançar os esgotos rapidinho”

Ipatinguense

02 de fevereiro, 2022 | 18:19

“Enquanto isso, a empresa de ônibus que opera no município continua rodando sem trocadores em horários de pico pela manhã. Motorista de ônibus que dirige, cobra passagem e ainda tem que descer do ônibus pra embarcar pessoas em cadeiras de rodas. A questão do transporte é uma prioridade verdadeira que precisa ser atacada, além de muitas outras questões. Essa questão da substituição da empresa de saneamento é a mais pura invenção de moda, um tema que não tem a prioridade dos demais, muito estranho isso, tem coisa aí... e como bem falou o leitor acima: a população vai assumir um longo contrato pra bancar essa brincadeira.”

Josias

02 de fevereiro, 2022 | 15:11

“Não entendo isso. Tem muitas outras prioridades. Upa não tem remédio. Espera de 12 horas para ser atendido. Ruas cheias de buraco. Vias interditadas por buraco a exemplo do cidade Nobre debaixo da ponte que liga o Iguaçu e cidade Nobre. Esse prefeito é uma negação. Prefeito de um mandato só. Tem outros interesses por traz disso. Não tem explicação.”

Falo Nada

02 de fevereiro, 2022 | 14:13

“Este prefeito está dando tiro no pé, vou todas as semanas em cidades onde há "SAAE", e o que observo e que a Copasa está muito a frente destes "SAAE". Sinceramente não entendo a logica deste prefeito e esta câmara, que não se manifesta, a outras prioridades no município e este prefeito com esta fantasia.”

Débora Rodrigues

02 de fevereiro, 2022 | 11:03

“Esta é a questão: Trocar 6 por meia dúzia, ñ daz diferença. Queremos em termos práticos saber o q beneficiará de fato a população ou são questões policas q estão por trás?”

Fabricio

02 de fevereiro, 2022 | 10:31

“Prefeito está procurando pelo em ovo. Nosso município tem muitas outras prioridades:
Um conjunto habitacional grande abandonado no final do bairro Bom Jardim e que poderia estar atendendo diversas famílias que estão desabrigadas/sem moradia.
No centro da cidade algumas ruas estão em estado deplorável (Ex: Rua Sábara).
Alguns buracos em algumas vias parecem estar esquecidos. Ex: Perto do hospital municipal.
Prefeito foca no que é importante para a população. Essa insistência na troca do serviço parece que muito intere$$a a você.”

Ana

02 de fevereiro, 2022 | 09:08

“Aproveitem e voltem aqui para contar sobre o reajuste de 20% nas contas em Pará de Minas.


https://ondasbrasil.org/o-reajuste-tarifario-em-beneficio-proprio-e-prejuizo-da-populacao-o-caso-de-para-de-minas-mg/”

Shesheu

02 de fevereiro, 2022 | 08:20

“Galera, o prefeito está querendo aparecer! É ano eleitoral e em Ipatinga, o que ele fez até agora???”

Lambança a Vista

02 de fevereiro, 2022 | 07:07

“Quem estiver pensando que tirar a copasa e colocar outra empresa "dos amigos" para fazer esse serviço em Ipatinga vai significar TARIFAS MENORES pode tirar o cavalo da chuva. ANOTEM. E se der mer...a.. daqui a seis anos no maximo o prefeito está fora e a população vai ficar com um contrato de 20, 30 anos para encarar. ANOTEM.”

Elber

02 de fevereiro, 2022 | 06:41

“Até agora não falou nada sobre preços .
O que a população terá de melhorias ?”

Envie seu Comentário