03 de fevereiro, de 2022 | 05:30

Tilden Santiago, jornalista, ex-deputado federal e ex-embaixador morre aos 81 anos, de covid-19

Álbum pessoal
Tilden Santiago tinha 81 anos e morreu quarta-feira (2), vítima das complicações causadas pela covid-19Tilden Santiago tinha 81 anos e morreu quarta-feira (2), vítima das complicações causadas pela covid-19

Foi sepultado nesta quinta-feira (3), sem velório, em Belo Horizonte, o corpo do jornalista, ex-deputado federal, ex-embaixador, Tilden José Santiago, que morreu na quarta-feira (2) com as complicações causadas pela covid-19. Ele tinha 81 anos e deixou três filhos, Vladimir, Alessandra e Stella. Natural de Nova Era, Tilden foi jornalista atuante em Minas Gerais e assessor especial da presidência da Cemig e presidente do Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais. Também foi embaixador brasileiro em Cuba durante o primeiro mandato do presidente Lula (2003-2006).

Formado em Filosofia e Jornalismo, ingressou na Ação Libertadora Nacional (ALN) depois do golpe militar de 1964, foi um dos fundadores da Central Única dos Trabalhadores (CUT) e do Partido dos Trabalhadores (PT).

Trabalhou no governo Itamar Franco como secretário do Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável. Foi deputado federal por três mandatos consecutivos. Neste período transitou pela mobilização política do PT no Vale do Aço.

Mesmo depois de sair da Câmara Federal, algumas propostas de Tilden Santiago feitas quando ele ainda exercia mandato continuaram em pauta, como a inclusão da guarda compartilhada dos filhos de pais divorciados no Código Civil Brasileiro.

Em 2002 foi o terceiro colocado na eleição para Senador em Minas Gerais, pleito em que foram eleitos os dois mais votados. Conseguiu 3.301.171 votos, o equivalente a 20,57% do total.

Por assumir o cargo na Cemig no governo de Aécio Neves em 2007, teve suspensa sua filiação no Partido dos Trabalhadores. No segundo semestre de 2008, Tilden filiou-se ao Partido Socialista Brasileiro (PSB).

Em julho de 2010 foi anunciado como segundo suplente na chapa de Aécio Neves ao Senado. O primeiro suplente foi Elmiro Nascimento, do DEM, enquanto a outra vaga para a disputa ao Senado ficou com o ex-presidente da República Itamar Franco, e falecido em 2011.

Em 2012, foi ameaçado de expulsão do PSB por denunciar o partido de fraude na eleição em Contagem, em que o partido apoiou Durval Angelo (PT), enquanto Tilden declarou apoio a Carlin Moura (PCdoB).

Atualidade
O ex-deputado tinha se filiado recentemente ao Cidadania e tinha como planos a disputa das eleições de outubro próximo. O ex-presidente Lula afirmou em seu perfil no Twitter: “Foi uma das quase 630 mil vítimas da covid-19, essa doença terrível que tem levado tantos brasileiros. Meus sentimentos aos familiares, amigos e companheiros de Tilden”.
Em nota, o Sindicato dos Jornalistas agradeceu o ex-deputado pela defesa da classe, do jornalismo e da liberdade de expressão. “Assumiu o sindicato em um momento delicado da história brasileira, ainda durante a ditadura. O sindicato lamenta sua passagem e deseja conforto aos amigos e familiares”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Tião Aranha

04 de fevereiro, 2022 | 14:13

“Enquanto a imunidade durar as vacinas de (mRNA mensageiro), da Pfizer e da Jansen têm maior proteção, pois mesmo depois da célula morta conseguem produzir substância pra combater o antígeno do Conavirus em 95 por cento dos casos, Astrazeneca 60 por cento, mesmo contra a Omicrom, evitando outrossim Tião Aranha óbito e a internação. Nenhuma vacina é totalmente eficaz. Existem tb as mortes naturais. Quem tem comorbidades é mais complicado. Risos.”

Gildázio Garcia Vítor

03 de fevereiro, 2022 | 18:28

“Pessoa extremamente inteligente, mas como todo dirigente partidário, em nível estadual e nacional, não importando a ideologia, não passava de um Ditador contra as executivas municipais. Mas graças a ele e ao Lelé, Geraldo Nascimento foi eleito Prefeito de Timóteo em 1988.”

Cidadão Que Paga Impostos

03 de fevereiro, 2022 | 16:40

“Creio eu que, com essa idade ele estava vacinado né e provavelmente deve ser com a Coronavac, ou seja, será mesmo que essa vacina é tão eficaz assim? Pois em nenhum país exceto no Brasil essa vacina é aceita.”

Observador

03 de fevereiro, 2022 | 16:38

“"Paulo" seu bolsominion, seu incrédulo, seu anti-vacina, a vacina não é sinal de vida eterna ou de salvação, fosse assim quem usasse cinto de segurança jamais morreria de acidente automobilístico.”

Paulo

03 de fevereiro, 2022 | 09:29

“Então, "esqueceram" de mencionar que ele estava "vacinado", pois se não estivesse, no topo da matéria viria dizendo que morreu do vírus chinês e não estava vacinado..”

Javé do Outro Lado do Mundo

03 de fevereiro, 2022 | 08:07

“Bom texto. Nas suas "mobilizações políticas" pelas cidades do Vale do Aço no que tange às convenções de seu partido, não seguia a voz da maioria dos militantes, contrariando os princípios democráticos. Mas é isso, desde lá de trás Democracia neste país nunca existiu, agora virou estrelinha. Risos.”

Envie seu Comentário