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04 de fevereiro, de 2022 | 12:20

Há quase três meses acesso a Timóteo está com desvio paliativo

Divulgação
Trânsito no local é feito de forma provisória, numa via paralela aberta pelo governo timoteenseTrânsito no local é feito de forma provisória, numa via paralela aberta pelo governo timoteense

Um desvio improvisado é usado há três meses na avenida Belo Horizonte, no distrito de Cachoeira do Vale em Timóteo, antigo trecho da BR-381 que é o principal acesso à cidade e a Coronel Fabriciano, para quem chega pela BR-381. Todo o tráfego dessas cidades passa pelo desvio que foi aberto de forma emergencial e está sem previsão de receber intervenções para uma solução definitiva.

A interdição ocorreu na madrugada de 11 novembro de 2021, durante um forte temporal, quando houve o desprendimento de rochas de um maciço granítico localizado no distrito de Cachoeira do Vale. Com isso, grandes pedras rolaram morro abaixo causando a obstrução total da avenida Belo Horizonte, no antigo trecho urbano da BR-381, entre o bairro Santa Rita e Cachoeira do Vale. O trecho só foi liberado para o trânsito no dia 12 de dezembro, com a implosão e remoção das rochas no meio da pista.

O serviço foi assumido inteiramente pelo município. A solução encontrada para liberar o tráfego foi abrir uma via paralela pavimentada apenas com escória siderúrgica, como forma de dar mais segurança e agilidade ao fluxo de veículos. Foi necessário a instalação de um quebra-molas para controle da velocidade. E, como se trata de rodovia federal, o município espera uma solução vinda do Dnit.

Com vários trechos rodoviários obstruídos no estado de Minas Gerais em função da sequência de chuvas de forte intensidade, o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes de Minas Gerais (Dnit-MG) não dá nenhuma previsão da remoção total das pedras que rolaram em Cachoeira do Vale.

A assessoria de Comunicação da Prefeitura de Timóteo informou que não há nenhuma previsão ou planejamento por parte do órgão federal em fazer a retirada total das rochas e liberar a pista totalmente. Principalmente após a interdição do trecho no município de Nova Era, que precisará de esforços para resolver definitivamente o problema, é bem provável que a situação em Timóteo continue como está por mais tempo.

Trechos que esperam por solução
Também na BR-381, no km 321, em Nova Era, a rodovia está interditada desde o dia 14 de janeiro. O Departamento Nacional de Infraestrutura e de Transportes (Dnit), informou que o deslocamento de terra ocorreu pelo volume de água e saturação do solo, chamado de “cisalhamento de talude”, provocando o rompimento da pista. Nesta quinta-feira (3), o trânsito foi liberado por um desvio temporário, ainda sem pavimentação. O Dnit afirma que equipes estão mobilizadas para, na sequência, avançar com os serviços de recomposição da pista principal. Mas a conclusão da obra ainda não tem data prevista.

Ainda na região há riscos de queda de trechos da BR-381 entre Naque e Periquito e na BR-458, nas proximidades do trevo da Lagoa Silvana, conforme já noticiado pelo Diário do Aço.

A BR-262, outra importante rota entre Belo Horizonte e Vitória (ES), também está interditada no Km 96, em Abre Campo, desde o dia 24 de janeiro deste ano. As condições da pista estão comprometidas por causa de uma erosão que já engoliu construções e danificou a base de uma encosta, onde a pista foi construída. Um vídeo divulgado nesta semana mostra que os efeitos continuam destruindo o traçado da BR-262 e não há nenhuma previsão de solução.

Já publicado:
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