Expo Usipa 2024 02 - 728x90

04 de fevereiro, de 2022 | 13:11

Coronel Fabriciano conta com serviço de entrega gratuita de mudas

Divulgação
As espécies entregues aos moradores são produzidas pelo Viveiro MunicipalAs espécies entregues aos moradores são produzidas pelo Viveiro Municipal

As árvores amenizam o calor; ajudam a absorver a água das chuvas (diminuindo as enchentes); oferecem locais com sombras; protegem a biodiversidade; colaboram para “barrar” a poluição do ar e deixam a cidade mais bonita e agradável para os moradores. Enfim, são inúmeros os benefícios da arborização urbana e estudos apontam que também é uma estratégia para a melhoria da saúde pública.

Para trazer mais bem-estar para a população, sem perder de vista o planejamento ambiental urbano, a administração de Coronel Fabriciano informa que disponibiliza o “Alô Verde”, serviço inédito no Vale do Aço de entrega domiciliar de mudas. Basta o interessado entrar em contato com a Gerência de Meio Ambiente. A equipe de técnicos faz a análise do espaço disponível, indica a espécie mais adequada e agenda a entrega. Cada cidadão pode solicitar até três mudas por mês. As espécies são produzidas pelo Viveiro Municipal.

Implantado em setembro passado, dentro da programação da Semana do Meio Ambiente, a iniciativa tem conquistado "parceiros" no desafio de deixar a cidade mais verde. Já são 135 árvores plantadas na cidade por meio do programa. Segundo o gerente de Meio Ambiente, Ivan César, o número de interessados tem aumentado mês a mês e o plantio das espécies nativas é o mais incentivado. Mas o Alô Verde também fornece mudas frutíferas e ornamentais.

“Quando iniciamos o Alô Verde, em setembro, foram 15 pedidos. Já em janeiro, fechamos com 39 espécies entregues. A maioria das mudas é plantada em jardins e terreiros com objetivo de refrescar o ambiente e deixar o local mais bonito. E o mais interessante é o retorno positivo de quem já usou o serviço, com o envio de fotos mostrando o crescimento da planta e novos pedidos de mudas”, explica Ivan César.

Arborização como política pública
O prefeito Marcos Vinicius (PSDB) diz que a iniciativa visa ampliar a área verde urbana, mas de uma maneira organizada e com o envolvimento da população. “Fabriciano só recebia pedidos para retiradas, cortes de árvores. Agora, temos uma política pública de arborização da cidade. Além de entregar a muda em domicílio, o Meio Ambiente ajuda na escolha da espécie adequada para cada espaço e no plantio correto”, justificou.

Estudos comprovam que a presença de árvores na zona urbana contribui para diminuir a formação de ilhas de calor. Em áreas sombreadas (em baixo das copas de árvores) a sensação térmica é de até sete graus a menos que uma área com sol. “Ilhas de calor” é um termo usado para se referir ao aumento da temperatura em áreas urbanas, que ocorre devido ao excesso de construções, asfalto e poluição. E a forma mais eficaz de combater este efeito é com o plantio de árvores”, explica o gerente de Meio Ambiente.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Kelly

06 de dezembro, 2022 | 15:38

“Como consigo mudas?”

Envie seu Comentário