Expo Usipa 2024 02 - 728x90

04 de fevereiro, de 2022 | 15:00

Aulas da rede municipal de Ipatinga são retomadas em formato 100% presencial

Divulgação
Conforme Secretaria de Educação, 70% dos alunos voltaram às escolas nesta sexta-feiraConforme Secretaria de Educação, 70% dos alunos voltaram às escolas nesta sexta-feira

Esta sexta-feira (4) foi marcada pelo retorno às aulas nas 47 escolas da rede municipal de Ipatinga. Cerca de 23 mil alunos iniciam as atividades do novo ano letivo. Em consonância com o Decreto nº 9.829, do dia 8 de outubro de 2021, as unidades educacionais continuam funcionando com o regime 100% presencial, informou o governo local.

O prefeito Gustavo Nunes (PSL) destacou a característica singular desse momento: “Para nós, é de extrema importância o retorno das aulas no formato presencial, pois, como já é do conhecimento de todos, os quase dois anos de ensino remoto trouxeram uma grande defasagem não só para nossos alunos, mas para os de todo o país. Hoje posso dizer que temos uma educação de excelência e que estamos preparados para novamente receber os estudantes de forma 100% presencial, pois estamos bastante avançados na vacinação e, sobretudo, mais de 3.000 crianças da faixa etária de 5 a 11 anos já foram alcançadas com imunizantes”, explanou.

Cuidados sanitários
As regras sanitárias continuarão as mesmas: higienização dos ônibus; dispensadores de álcool em pontos estratégicos dos educandários; cartazes com orientações sobre como proceder em tempos de pandemia; tapetes sanitizantes nas entradas; profissionais para recepcionar os alunos e orientá-los desde a chegada até a saída da escola; biombos de madeira e acrílico na hora da merenda, para proteger de contaminações, e a obrigatoriedade de alunos e professores utilizarem os Equipamentos de Proteção Individual (EPI’s).

“Os pais podem ter segurança, pois protocolos continuam sendo seguidos à risca e com todos os cuidados e toda a segurança sanitária que já existe. Todas as decisões preventivas tomadas pela Secretaria Municipal de Educação (SME) se dão em parceria com a Secretaria de Saúde (SMS). Esperamos mais um grande ano para a nossa rede”, afirmou a secretária de Educação, Patrícia Avelar.

Adesão significativa
Segundo a SME, cerca de 70% dos alunos da rede compareceram neste primeiro dia de aula, número considerado altamente satisfatório por se tratar de uma sexta-feira.

“Para mim - e tenho certeza de que também para os alunos -, é reconfortante ver a escola cheia. O ensino remoto, além de causar um prejuízo enorme à aprendizagem, causa um afastamento do dia a dia na escola, dos amigos, dos professores. A grande prova desse sentimento coletivo é que, mesmo numa sexta-feira, temos o comparecimento de um número significativo de alunos. É de fundamental importância a manutenção do ensino 100% presencial e, por isso mesmo, até o som dos talheres na hora da merenda é música para os meus ouvidos. Como todos falam, a escola é a extensão da casa de cada um deles”, comentou Denise Oliveira, diretora da Escola Municipal Professora Maria da Conceição Pena Rocha, do bairro Esperança.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário