Expo Usipa 2024 02 - 728x90

05 de fevereiro, de 2022 | 09:00

Defesa Civil Nacional amplia envio de alertas de desastres

Alex Ferreira
Além de receber alertas pelo SMS, cidadão terá a opção de saber das informações da Defesa Civil por meio do TelegramAlém de receber alertas pelo SMS, cidadão terá a opção de saber das informações da Defesa Civil por meio do Telegram

Ao incluir o envio de alertas de desastres via Telegram na plataforma Interface de Divulgação de Alertas Públicos (Idap), a Defesa Civil Nacional proporcionou mais um canal de informações precisas e seguras para ajudar a população a se proteger. Até agora, os alertas eram enviados apenas via SMS e televisão por assinatura.

Para que os interessados possam receber informações via Telegram, é precisa instalar o aplicativo no celular, pesquisar o contato da Defesa Civil Nacional, iniciar um chat com o robô (bot), escolher as áreas que deseja cadastrar e, partir disso, receber os alertas, informou o governo federal.

“Ao compartilhar a localização, o usuário passa a receber todos os alertas gerados para aquela região ou qualquer outra área cadastrada pelo cidadão”, informa o coordenador de monitoramento e alerta da Defesa Civil Nacional, Tiago Molina Schnorr.

A utilização do Telegram oferece ainda a notificação de alertas pelo celular com recomendações e orientações importantes para a população no caso de um desastre. “É fundamental que as pessoas acessem essas informações e estejam atentas ao que será enviado pela Defesa Civil. São informações que podem resguardar a vida e garantir a proteção do próprio usuário e de toda a sua família”, completa.

Schnorr ressalta ainda que a ferramenta possibilita ao cidadão uma série facilidades. “Com esse serviço, o usuário tem a possibilidade de pesquisar todos os alertas vigentes no país, receber notificações quando houver um alerta para a região de interesse e, também, se informar sobre ações de autoproteção e rotas de fuga (áreas seguras), caso seja necessária a evacuação de determinada área de risco”, conclui.

Confira neste link um passo a passo para se cadastrar.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário