06 de fevereiro, de 2022 | 20:58

Estudante do campus IFMG Ipatinga é premiada em concurso internacional de redação

Álbum pessoal
Franciele Zagne conquistou uma bolsa parcial de estudos em um curso promovido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra Franciele Zagne conquistou uma bolsa parcial de estudos em um curso promovido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra

A paixão pela escrita e pela história contribuiu para a ipatinguense Franciele Zagne, de 17 anos, moradora do bairro Ideal, ser destaque em um concurso internacional de redação. Ela é aluna do campus avançado do Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), em Ipatinga, e foi premiada no “The Immerse Education Essay Competition 2022”, que é um concurso de redação certificado pela rainha Elizabeth e ligado às universidades de Oxford, Cambridge e London University, do Reino Unido.

Conforme divulgado pelo IFMG, Franciele Zagne, que cursa o 3º ano do curso Técnico Integrado em Automação Industrial, concorreu com mais de quatro mil candidatos no mundo e garantiu uma bolsa parcial de estudos para participar do programa de verão de Escrita Criativa, promovido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, entre julho e agosto deste ano.

Durante duas semanas, Franciele poderá ter aulas com professores das universidades de Cambridge, Oxford e Harvard, além de poder fazer passeios pelo local e visitar museus.

Amor pelas palavras
O encanto pela literatura e pelas palavras vem desde os quatro anos de idade. “Aprendi a ler bem nova, antes mesmo de entrar na escola. Fui cativada pelas palavras, mesmo que ainda não soubesse ler. Desde então, sempre tenho um livro em mãos. E é por meio deles que pude conhecer lugares sem sair de casa e evoluir tanto academicamente quanto emocionalmente, principalmente meu lado empático e de liderança. Esse amor pelas palavras acabou me tornando escritora”, disse Franciele.

Tema da redação

Autodidata na língua inglesa, a estudante de 17 anos escreveu para o concurso uma redação em inglês, respondendo ao tema “Quais três figuras famosas da história você convidaria para um jantar?” e escreveu sobre as personalidades Carlo Ginzburg, Hedy Lamarr e Niéde Guidon, que para ela simbolizam perseverança e inovação. "Ginzburg foi um dos pioneiros no estudo da micro-história. Lamarr, apesar de ter sofrido críticas machistas na época, desenvolveu o que é hoje a base do Wi-fi. E Guidon é uma arqueóloga mundialmente conhecida pela luta na preservação do maior tesouro arqueológico brasileiro (Parque Nacional da Serra da Capivara no Piauí)”, salientou.

Franciele ainda acrescentou que, “embora não haja similaridade aparente entre as figuras, relacionei-os com o apagamento histórico e a necessidade de preservar fontes, enfatizando a importância da micro-história, gênero este que reduz a escala de observação e permite que os excluídos da História Geral se expressem", explicou a estudante.

Futuro

Em relação aos seus sonhos e planos, Franciele revelou o desejo de investir na área acadêmica. “Acredito muito no poder das palavras. Os livros, juntamente à educação, são ferramentas para o fim da desigualdade. Quero seguir no ramo da pesquisa científica, na área de História e transformar a linguagem academicista em algo acessível e de fácil compreensão. Sonho que o conhecimento não enfrente barreiras e chegue às mais diversas pessoas”, pontuou

Concurso

O Immerse Education Essay Competition é uma competição de redações, focado em estudantes do Ensino Médio com faixa etária de 13 a 18 anos. Os participantes devem escrever sobre determinado tema e responder a questões específicas. As dez melhores redações do mundo são premiadas com bolsa 100% para o curso de verão de Escrita Criativa, promovido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra. Já os estudantes que se destacaram na competição são agraciados com uma bolsa parcial de 50%.

Veja também:
Fabricianense de escola pública consegue se formar no ITA e celebra conquista
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Bete Soares

09 de fevereiro, 2022 | 09:53

“Parabéns, minha satisfação em está conhecendo esses tipos de conhecimentos que vem do meu estado
é um orgulho enorme.
Fica aqui um abraço e pq não meu agradecimento a Deus por vocês?”

Gildázio Garcia Vítor

07 de fevereiro, 2022 | 12:11

“Parabéns aos familiares que, provavelmente, valorizam a Educação e à estudante Franciele por mais está conquista. Sucesso e felicidades neste verão europeu.”

Helenice

07 de fevereiro, 2022 | 07:45

“Minha sobrinha com 14 anos também ganhou bolsa nesse concurso. É da escola escola Educação Criativa. E o tema foi sobre Qual invenção você acha que revolucionou o mundo?”

Envie seu Comentário