Expo Usipa 2024 02 - 728x90

07 de fevereiro, de 2022 | 10:51

Curso on-line orienta ações do ICMS Turismo em Minas Gerais

A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo de Minas Gerais (Secult) realizará, nesta próxima quarta-feira (9), às 10h, a capacitação sobre o ICMS Turismo. O treinamento, que será transmitido ao vivo pelo canal da Secult no YouTube, é direcionado a gestores municipais e representantes das 44 Instâncias de Governança Regionais do Turismo (IGRs) mineiras.

Acervo Setur-MG
Santuário do Caraça, em Catas Altas, gera incentivos e políticas de turismo sustentávelSantuário do Caraça, em Catas Altas, gera incentivos e políticas de turismo sustentável

A capacitação, que ficará disponível pela plataforma, contará com participação de amplo corpo técnico da Secretaria para as explicações e esclarecimentos de dúvidas. O objetivo é repassar informações sobre o uso do sistema e o esclarecimento de dúvidas gerais sobre o repasse dos recursos do ICMS Turismo, ano-referência 2021. O modelo escolhido foi feito em decisão conjunta com as IGRs e municípios em reunião realizada em 27 de janeiro passado.

A importância da participação dos gestores é para o fortalecimento do programa de regionalização da Secult, fomentar o desenvolvimento de ações de marketing de destino dos municípios habilitados no ICMS Turismo e tornar ainda mais transparentes os investimentos realizados com recursos dos fundos municipais de turismo.

Incentivos financeiros

Minas Gerais é o único estado da federação que repassa incentivos financeiros aos municípios, por meio de critérios relacionados ao turismo, para poderem trabalhar o setor, nos termos da legislação federal e estadual. A iniciativa, criada em 2009, possibilitou grandes avanços no planejamento e no desenvolvimento de políticas públicas para os atrativos mineiros.

Conforme a assessoria da Secult, “o ICMS Turismo atua como motivador e catalisador de ações, visando estimular a formatação/implantação, por parte dos municípios, de programas e projetos voltados ao desenvolvimento turístico sustentável”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário