07 de fevereiro, de 2022 | 17:05

Ano letivo 2022 começa para 1,7 milhão alunos da rede estadual

Gil Leonardi
Os protocolos sanitários continuam sendo adotados em todas as escolas de MinasOs protocolos sanitários continuam sendo adotados em todas as escolas de Minas
Alunos da rede estadual de ensino voltaram às aulas presenciais nesta segunda-feira (7) para o início do ano letivo 2022. Orientações e protocolos da Secretaria de Estado de Saúde, de biossegurança e sanitário-epidemiológicos, e as Deliberações do Comitê Extraordinário da Covid-19 estão sendo seguidos nesta retomada, para proteção e segurança de cerca de 1,7 milhão de estudantes e trabalhadores da educação, informa o governo estadual.

Segundo a subsecretária de Desenvolvimento da Educação Básica, Izabella Cavalcante Martins, a volta às aulas segue o calendário escolar definido ainda em 2021. “Retornamos conforme planejamento da Secretaria de Estado de Educação de Minas Gerais (SEE/MG). As atividades são 100% presenciais para todos os estudantes e é muito importante que as famílias acompanhem e orientem esse retorno. Seguimos com a aplicação dos protocolos de saúde e com a obrigatoriedade do uso de máscara, além de incentivar a lavagem das mãos de demais medidas de prevenção como evitar compartilhar materiais, entre outros”, afirma.

Novo Ensino Médio
Em todo o país, escolas públicas e privadas irão implementar o Novo Ensino Médio para estudantes do 1º ano do ensino médio. Entre as principais mudanças está a ampliação da carga horária anual, que passará de 833h20 min para 1 mil horas. Para essa ampliação, na rede estadual de ensino mineira será criado o sexto horário ou, em casos excepcionais, um contraturno. Outra novidade, é que, além dos componentes básicos, como Língua Portuguesa e Matemática, os estudantes terão os Itinerários Formativos, que compõem a parte flexível do currículo.

Um dos objetivos de todas essas mudanças é tornar a etapa de ensino mais atraente e condizente com a realidade dos jovens, promovendo, assim, uma aprendizagem mais significativa aos alunos do ensino médio e colaborando para diminuição da evasão na etapa.

Protocolos
A rede estadual de ensino seguirá todas as orientações do Protocolo Sanitário de Retorno às Atividades Escolares Presenciais, da Secretaria de Estado de Saúde - 7ª versão (SES-MG), que se aplicará ao ano letivo de 2022. O documento foi aprovado pelo Centro de Operações de Emergência em Saúde (Coes-Minas) e atualizado pela Secretaria de Estado de Saúde.

Em relação à possibilidade de suspensão de aulas nas turmas em que forem constatados mais de 30% de alunos confirmados laboratorialmente para covid-19, os alunos pertencentes às turmas ficarão afastados do ambiente escolar por cinco dias corridos contados do último resultado. O mesmo se aplica aos professores exclusivos da turma afastada.
As investigações de surtos caberão às secretarias municipais de Saúde, que contarão com o apoio do Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde (Cievs Minas). O novo protocolo também revogou o escalonamento na entrada e na saída dos alunos, mas mantém a recomendação de controle do fluxo para evitar aglomerações nos momentos de troca de turnos.

Assim como nas versões anteriores, o protocolo atualizado ressalta a importância de medidas sanitárias, como o uso universal e correto de máscaras, lavagem frequente das mãos, entre outros.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário