Expo Usipa 2024 02 - 728x90

08 de fevereiro, de 2022 | 09:32

Facetas dentais: saiba o que está por trás desta moda

Dentista fala dos problemas associados à moda das lentes e facetas dentais

Divulgação
Cirurgiã dentista alerta que é preciso que o paciente leve em conta que o tratamento é irreversívelCirurgiã dentista alerta que é preciso que o paciente leve em conta que o tratamento é irreversível

''Sorria, você está sendo filmado''. Nunca essa frase fez tanto sentido em tempos de mídias sociais, em que um belo sorriso conta muito para uma selfie resultar em um bom engajamento. E para causar uma “perfeita” impressão, a moda agora são dentes brancos, que não amarelam com o tempo, bem alinhados e com formato ideal que harmoniza com o restante da face.

E essa é a promessa de tratamentos odontológicos que está no auge como as lentes de contato ou facetas dentais. Elas oferecem resultados super-rápidos, mudando de forma permanente a estética do paciente e até mesmo o formato dos dentes originais.

Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE), a procura por lentes de contato dentais subiu cerca de 300% ao ano no Brasil e esse índice não para mais de subir, ultrapassando as expectativas. Mas será que este tipo de tratamento é indicado para todos os pacientes? O que se sabe sobre o desgaste provocado nos dentes para este tipo de tratamento?

Para Juliana Costa, cirurgiã dentista, especialista em tratamentos de ortodontia e estética em Ipatinga, é preciso que o paciente analise os prós e os contras antes de optar por este tratamento. Ela explica que apesar do resultado harmonioso, é preciso levar em conta que é um tratamento irreversível.

“Há um desgaste pequeno, mas irreversível, pois o tecido dentário não cresce igual unha e cabelos. Um paciente jovem que opta por este tratamento terá que trocar as lentes ao longo da vida, pois existe um envelhecimento dentário que vai fazer com que estas lentes não funcionem mais no futuro. Então, a cada troca de lente, o elemento dentário sofre o mínimo de desgaste novamente, e com isso o paciente corre o risco de perder estes dentes com o tempo”, detalha.
Divulgação
Juliana Costa: ''É um tratamento indicado para pessoas que realmente tenham essa necessidade da mudança de cor e forma dos dentes''Juliana Costa: ''É um tratamento indicado para pessoas que realmente tenham essa necessidade da mudança de cor e forma dos dentes''

Indicação do tratamento

As lentes de contato são indicadas em vários casos: Para fechamentos de diastemas, que são o espaço entre os dentes; alterações de formato dental; alinhamento e dentes muito escuros. Por outro lado, as lentes de contato não são indicadas quando a questão estética pode ser resolvida com outros tratamentos, como clareamento dental ou ortodontia, por exemplo.

“É um tratamento indicado para pessoas que realmente tenham essa necessidade da mudança de cor e forma dos dentes, como exemplo, uma pessoa que tratou um canal há muito tempo e o dente tem uma coloração diferente dos demais e não vai conseguir melhorar a cor com o clareamento. Indica-se ainda para pacientes que já tiveram dentes acometidos por cárie ou que possuem resina nos dentes”, recomenda Dra. Juliana, acrescentando que as lentes dentárias não são recomendadas para dentes muito "destruídos" ou restaurados.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário