08 de fevereiro, de 2022 | 14:15

Tribunal do Júri condena homem que matou o irmão no Nova Esperança, em Ipatinga

Arquivo Diário do Aço
O réu Jonas da Silva foi julgado no Tribunal do Júri da Comarca de IpatingaO réu Jonas da Silva foi julgado no Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga

Jonas da Silva, de 43 anos, foi considerado culpado no início da tarde de segunda-feira (7) pelo Tribunal do Júri da Comarca de Ipatinga. Ele pegou mais de 17 anos de prisão pelo assassinato do próprio irmão, Wagner Wilians da Silva, de 37 anos. A vítima foi morta a golpes de machado em julho de 2020 na casa onde morava no bairro Nova Esperança, em Ipatinga.

O julgamento de Jonas da Silva foi realizado no Salão do Júri Vito Gaggiato, no Fórum da Comarca de Ipatinga, com os trabalhos iniciados por volta das 9h. A juíza Érica Climene Xavier Duarte presidiu o Conselho de Sentença e o promotor Jonas Júnio Linhares Costa Monteiro representou o Ministério Público na acusação.

O réu, que ao ser preso pela Polícia Militar negou ser o autor do crime, durante a oitiva na delegacia e na Justiça decidiu confessar o assassinato. Na Polícia Civil, alegou ter recebido um tapa no rosto. Em seguida, pegou um machado e deu dois golpes na cabeça da vítima, mas negou ter usado um bastão de madeira, objeto localizado com marcas de sangue logo depois do fato.

Segundo a sentença de pronúncia, à qual o Diário do Aço teve acesso, Jonas disse que teve uma discussão com o irmão, quando ambos se encontravam embriagados e teria sido agredido pelo bastão de madeira. Ele revelou que depois de matar a vítima, tomou um banho e ficou bebendo mais algumas doses de cachaça. Somente mais tarde é que, ao sair de casa, revelou o crime.

O promotor Jonas Monteiro sustentou o pedido de condenação do réu por homicídio duplamente qualificado, motivo fútil e recurso que dificultou a defesa da vítima. A alegação foi acatada pelo Conselho de Sentença que considerou o Jonas da Silva culpado.

A juíza sentenciou o réu a uma pena de 17 anos e seis meses de prisão pelo homicídio. Ele voltou ao Sistema Prisional, onde encontrava-se recolhido desde a prisão em flagrante, para aguardar o período de recurso por parte de sua defesa em relação à condenação.

PMs foram informados sobre o crime durante patrulhamento no bairro

Como acompanhou o Diário do Aço na época dos fatos, o crime foi praticado na rua Vereador Samuel Gomes Lopes, no bairro Nova Esperança, na madrugada de 27 de julho de 2020. Uma equipe da Polícia Militar policiava o bairro quando foi informada sobre um homem que teria matado o próprio irmão.

Os PMs encontraram Jonas da Silva com lesões no rosto, com sintomas de embriaguez. Ele negou que fosse o autor do crime. No interior do imóvel, os policiais constataram marcas de sangue por todos os lados. Wagner Wilians estava caído com vários ferimentos pelo corpo e sem vida.

No local, foram encontrados um machado e um bastão de madeira, ambos com marcas de sangue. Testemunhas alegaram que os irmãos estavam se desentendendo a respeito do imóvel onde moravam desde a morte da mãe deles.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário