Expo Usipa 2024 02 - 728x90

09 de fevereiro, de 2022 | 14:32

Governo de Minas entrega o Plano Diretor do Aeroporto do Vale do Aço

Divulgação
Documento desenvolvido pela ARMVA foi entregue a representantes da Seinfra Documento desenvolvido pela ARMVA foi entregue a representantes da Seinfra

O Plano Diretor Aeroportuário do Aeroporto Regional do Vale do Aço foi entregue pelo Governo de Minas Gerais. O documento, desenvolvido pela Agência de Desenvolvimento da Região Metropolitana do Vale do Aço (ARMVA), foi apresentado oficialmente aos representantes da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Mobilidade (Seinfra) nesta quarta-feira (9). Durante a reunião, foram apresentados os principais dados do plano e as propostas para o desenvolvimento do aeroporto para os próximos 20 anos, informou a ARMVA.

O diretor-geral da ARMVA, João Luiz Teixeira Andrade, destaca que pela Seinfra ser o órgão legalmente responsável pela gestão do aeroporto, a apresentação do plano diretor é uma etapa essencial de alinhamento e engajamento neste pleito da região. “Com a apresentação para a Seinfra, temos o órgão competente plenamente informado pelo resultado do plano diretor e temos mais um agente para atuar e apoiar para que estas obras sejam realizadas ao longo do tempo. Estamos em etapa de conclusão de alinhamento com a Seinfra”, destaca.

Entenda o plano
O plano foi desenvolvido pela ARMVA para identificar as potencialidades do equipamento, pontos a serem melhorados e estabelecer uma perspectiva de crescimento dentro das vocações mapeadas. O diretor-geral João Luiz ressalta que o plano será instrumento de orientação para o poder público, bem como para a iniciativa privada.

“O aeroporto induz turismo e ele é muito importante para fechamento de novos negócios. O principal objetivo do plano é fazer com que os governos municipais de nossa região, estadual e federal, além de empresas do setor possam ter instrumento de planejamento estratégico de longo prazo que vai fomentar o desenvolvimento econômico e aproveitar as oportunidades que um equipamento bem estruturado como o aeroporto pode trazer para a região”, pontua.

Em agosto de 2021, a ARMVA contratou a Infraero para a elaboração do plano, por meio de emenda parlamentar encaminhada pelo deputado estadual Bartô. Já no fim do ano, o documento foi entregue para validação da ARMVA e agora apresentado para a Seinfra. Em seguida, o plano será protocolado para a homologação da Agência Nacional da Aviação Civil (Anac) e posteriormente, os recursos geridos pela Secretaria de Aviação Civil poderão ser requisitados para as implementações previstas no plano.

O plano foi entregue em duas partes. A primeira parte detalha as áreas, estruturas e acessórios necessários e dimensionamento de capacidade para o desenvolvimento do equipamento nos horizontes de 5, 10 e 20 anos. A segunda parte é composta pelas estimativas de investimentos a serem realizados para a implantação das respectivas estruturas e equipamentos.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário