Expo Usipa 2024 02 - 728x90

10 de fevereiro, de 2022 | 13:39

Reunião com Conselho Municipal da Cidade abre processo de revisão do Plano Diretor de Ipatinga

Divulgação
Cronograma de atividades foi apresentado durante reunião na Câmara MunicipalCronograma de atividades foi apresentado durante reunião na Câmara Municipal

A Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan) apresentou no plenário da Câmara de Ipatinga, na tarde desta quarta-feira (9), o cronograma das atividades e o guia do Processo Participativo de Revisão do Plano Diretor local, que é previsto na Constituição Federal e regido pelo Estatuto da Cidade. A reunião também teve como objetivo a formação de grupos de trabalho, que irão acompanhar todas as etapas de discussão da revisão do Plano e, consequentemente, legitimar o processo participativo da sociedade, informou o governo local.

O secretário da pasta, Paulo George, ressaltou a importância da participação e o empenho de todos para se construir uma proposta que atenda aos anseios da sociedade, visto que o plano é obrigatório em cidade com mais de 20 mil habitantes. “O nosso objetivo é fazer com que a cidade cresça com planejamento e desenvolvimento sustentável. Todas as áreas que não estejam situadas no perímetro urbano deverão participar do planejamento”, frisou o secretário.

Etapas

As etapas de trabalho serão divididas da seguinte forma: Etapa 1 - pactuação da metodologia de revisão; Etapa 2 - diagnóstico de execução do plano; Etapa 3 - consulta pública e envio de propostas; Etapa 4 - elaboração do projeto de lei; Etapa 5 - consulta pública à população, e Etapa 6 - ajustes finais no projeto de lei.

Durante as etapas, serão realizadas reuniões dos GTs (Grupos de Trabalho) do Conselho da Cidade, com foco em diversas áreas: Participação Social; Habitação; Saneamento e Meio Ambiente; Planejamento e Gestão de Solo e Transporte, Trânsito e Mobilidade. Caso alguém queira participar enquanto representante ou membro da sociedade ou de alguma associação de bairro, podem procurar a Secretaria de Planejamento da prefeitura para fazer sua inscrição.

O promotor de Justiça da Comarca de Ipatinga, Rafael Pureza, ressaltou a importância da formação e participação popular de um núcleo gestor, que será peça fundamental em todo o processo de discussão da revisão da lei. “É de suma importância a formação de coordenação técnica e de grupos de trabalho, que farão a leitura da cidade, abrangendo capacitações e oficinas com segmentos. A partir das leituras técnica e comunitária é que poderão ser formuladas propostas para os questionamentos encontrados”, destacou.

Metodologia

A reunião ocorreu de forma presencial e contou com a apresentação da consultora da Fundação do Instituto de Administração (FIA), Mariana Chiesa. “As atividades desta etapa são desenvolvidas pelos grupos de trabalho com a população. Todo o processo de sistematização compreende a análise da leitura da cidade (material produzido nas oficinas e das demais contribuições recebidas), podendo demandar a elaboração de novos estudos e debates”, ressaltou a mestre e doutora em Direito do Estado pela Universidade de São Paulo (USP).

O secretário Paulo George adiantou que uma página on-line está sendo construída e, em breve, será divulgada, com intuito de dar mais transparência ao processo. Segundo ele, após o processo participativo e a sistematização das contribuições, será elaborada a minuta do projeto de lei, que deverá ser enviada ao Conselho da Cidade de Ipatinga para novo processo participativo de oficinas e audiência pública.

Posteriormente, será feito o envio do projeto de lei ao gabinete do prefeito e à Câmara Municipal, dando-se o acompanhamento da discussão em plenário até a votação em redação final. A implementação do Sistema de Gestão corresponde à etapa pós-aprovação da lei na Câmara de Vereadores. A administração municipal de Ipatinga então deverá estruturar o Sistema de Gestão conforme as diretrizes aprovadas no projeto de lei.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário