10 de fevereiro, de 2022 | 15:08

Levantamento aponta risco médio de infestação do Aedes aegypti em Fabriciano

Divulgação
O índice atual é de 3,2%, considerado de médio risco, mas acima do último levantamento realizado em outubro de 2021, que foi 2,2%O índice atual é de 3,2%, considerado de médio risco, mas acima do último levantamento realizado em outubro de 2021, que foi 2,2%

O combate às arboviroses em Coronel Fabriciano conta agora com dados atualizados da infestação do mosquito Aedes aegypti na cidade. Um novo LIRAa (Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti) acaba de ser concluído e vai guiar as ações do Plano de Combate às Arboviroses, lançado pela Secretaria de Governança da Saúde no início do período chuvoso no fim de 2021, informa o governo local.

Segundo os dados, o índice atual é de 3,2%, considerado de médio risco, mas acima do último levantamento realizado em outubro de 2021, que foi 2,2%. O levantamento foi realizado entre os dias 31 de janeiro a 3 de fevereiro, e foi o primeiro LIRAa do ano. Diante dos números, a Secretaria de Governança da Saúde mantém o alerta e determinou ações imediatas de combate ao mosquito nas áreas mais afetadas.

“Nós temos regiões com grande infestação e outras com infestação muito baixa. Por isso, vamos focar naqueles locais onde a presença do mosquito está mais intensa. Onde foram encontradas larvas é ali que pretendemos agir com o nosso mutirão de combate às arboviroses”, disse o secretário de Governança da Saúde, Ricardo Cacau.

Maior infestação

A pesquisa revelou que alguns objetos são os campeões de armazenamento de larvas. Em 1º lugar está o bebedouro de água de cães e gatos. Em 2º vêm os vasos de flor e em 3º lugar estão os vasos sanitários. Entre os inservíveis, os pneus velhos aparecem em 1º lugar juntamente a baldes e tambores. Latinhas e outros recipientes também são potenciais criadouros. Os bairros campeões em infestação de larvas são o São Vicente, com 50% das moradias infestadas; Santa Rita, com 17,2% e Sylvio Pereira 1, com 11,6%. Nestes bairros o combate focal será reiniciado imediatamente.

Ações

As ações do mutirão iniciadas no fim do ano passado envolvem as secretarias de Governança da Saúde e de Obras e Serviços Urbanos, por meio da gerência de Limpeza Urbana. Um cronograma abrangendo toda a cidade foi colocado em ação, bairro por bairro, para limpar e recolher materiais inservíveis de dentro das casas, quintais e em terrenos baldios. Várias toneladas de material já foram recolhidas.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário