11 de fevereiro, de 2022 | 10:00

Macrorregião do Vale do Aço tem 17,83% de crianças vacinadas contra a covid-19

Infectologista que atua em Ipatinga lembra que a gravidade da doença é maior que possível efeito colateral do imunizante e pede que pais levem as crianças para vacinar

Gil Leonardi/Imprensa MG
Até o momento, na macrorregião do Vale do Aço já foram aplicadas 13.605 doses pediátricas Até o momento, na macrorregião do Vale do Aço já foram aplicadas 13.605 doses pediátricas

A distribuição da primeira remessa de vacina infantil contra a covid-19 para os municípios está perto de completar um mês e a macrorregião do Vale do Aço já conta com 17,83% de crianças de 5 a 11 anos imunizadas com a primeira dose, o que representa 13.605 doses aplicadas. Os dados são do site Vacinômetro, da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais.

Até o momento, já foram distribuídas 1.243.540 doses pediátricas para os 35 municípios da macrorregião do Vale do Aço. Conforme já noticiado, no dia 17 de janeiro, a Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano, deu início à distribuição das doses da vacina Pfizer para crianças entre 5 e 11 anos aos municípios da macrorregião do Vale do Aço para imunizarem o público infantil, de acordo com seu calendário.

Baixa adesão

Em entrevista ao Diário do Aço, a infectologista que atua em Ipatinga, Carmelinda Lobato, destacou que a vacinação contra a covid-19 precisa ser expandida para todo público possível. “As crianças, a partir de 5 anos de idade, também já devem se vacinar contra covid-19. Infelizmente, estamos vivendo uma baixa adesão na vacinação em crianças, e isso muitas vezes é fruto de um medo que não se justifica. Tem uma lenda de que essas vacinas podem dar efeitos colaterais graves nas crianças, mas são eventos extremamente raros e, inclusive, muito mais raro do que alguns efeitos colaterais que podem acontecer por causa de outras vacinas, como a da raiva ou febre amarela”, explicou.

Risco da doença

Diante da segurança oferecida pelas vacinas, a infectologista fez um apelo para que os pais possam se organizar e levar seus filhos para se vacinarem. “Sabemos que a covid tem chance de evoluir de forma bem menos agressiva na criança do que no adulto, mas esse risco é muito maior do que o risco de efeito colateral que essas vacinas podem causar. Temos doses do imunizante no município, aguardando as crianças. Dessa forma, pais, levem seus filhos. Nos ajudem a ampliar a cobertura vacinal. Quanto mais pessoas vacinadas, mais chance teremos de proteger a nossa população contra o avanço desse vírus”, pontuou.

Doses

Até o dia 15 de fevereiro, todas as doses para a vacinação de crianças entre 5 e 11 anos de idade contra covid-19 serão distribuídas. A informação é do ministro da Saúde, Marcelo Queiroga. No Brasil, onde 20 milhões de crianças podem receber o imunizante, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) autorizou vacinas pediátricas da Pfizer e a Coronavac, que devem ser aplicadas em duas doses.

Minas Gerais

Conforme os dados do site Vacinômetro, o governo estadual já distribuiu 1.243.540 doses pediátricas contra a covid-19 aos municípios. Desse total, 391.580 já foram aplicadas como primeira dose no estado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário