11 de fevereiro, de 2022 | 15:50

Administração de Ipatinga firma convênios de mais de R$ 9 milhões com entidades assistenciais

Divulgação
Convênios foram assinados nesta sexta-feira pelo prefeito ipatinguenseConvênios foram assinados nesta sexta-feira pelo prefeito ipatinguense

O prefeito de Ipatinga, Gustavo Nunes (PSL), assinou na manhã desta sexta-feira (11), nas dependências da Escola Jaime Morais Quintão, no bairro Jardim Panorama, convênios que destinam cerca de R$ 9,24 milhões a 23 entidades socioassistenciais. São instituições sem fins lucrativos que prestam serviços diversos no município, informou o governo local.

De acordo com a Secretaria Municipal de Assistência Social (SMAS), o montante é destinado ao pagamento de salários de profissionais que atendem as entidades, além de aluguéis e renovação no estoque de insumos.

A destinação dos recursos foi aprovada em plenário pela Câmara de Vereadores no último dia 26, a partir de projeto de lei encaminhado pelo prefeito. A administração ipatinguense informa que os valores, que não eram corrigidos há três anos e assim impunham certas dificuldades orçamentárias às entidades, foram reajustados em 11%.

“Desde que iniciamos o mandato, nossa administração sempre teve como uma das premissas fundamentais o diálogo, e graças às conversações que tivemos com as entidades sociassistenciais nos últimos tempos, nos inteirando mais detalhadamente acerca das necessidades, foi possível reajustar os valores repassados. Após reuniões de estudos com a nossa equipe de governo, conseguimos encontrar esse fôlego no orçamento do município para que pudéssemos operacionalizar o reajuste que se tornou inadiável”, destacou o chefe do Executivo em sua fala aos dirigentes das instituições.

O secretário de Governo de Ipatinga, Roberto Soares, deu mais detalhes sobre os esforços feitos pelo município. “Uma das preocupações que tínhamos, ainda na transição do governo, era com relação a um fator que ocorria todos os anos com a renovação dos convênios. Assim, tivemos várias reuniões orientadas pelo prefeito para que os pagamentos não sofressem nenhum atraso. Inicialmente, o reajuste seria de 7%, mas atendendo a um pedido das entidades e realizando uma engenharia financeira eficiente, conseguimos chegar aos 11%”, frisou.

Entidades

Das 23 instituições beneficiadas, quatro são de acolhimento para idosos; duas residências inclusivas para pessoas com deficiência; três de acolhimento institucional para crianças e adolescentes; uma de acolhimento à população em situação de rua; três serviços de proteção especial para pessoa com deficência em centro-dia; sete serviços de convivência e fortalecimento de vínculos para crianças, adolescentes e idosos, e quatro de apoio às organizações sociais.

A fundadora do Núcleo Assistencial Eclético Maria da Cruz (NAEMC), Maria Lúcia Valadão, também se pronunciou sobre a assinatura dos convênios: “Gostaria de registrar a alegria proporcionada por esta presteza do governo. Antes, todo início de ano era a mesma coisa, vivíamos aflitos e cheios de incertezas. Porém, nos últimos doze meses não houve nenhum atraso ou dúvida. Em 2021 recebemos adiantado e, neste ano, o convênio foi assinado rapidamente e com um importante acréscimo. Há de se elogiar o que é bem feito, pois hoje estamos recebendo respeito da atual administração”, assinalou.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário