15 de fevereiro, de 2022 | 07:00

Instituto Usiminas lança a exposição Arte de Rua

Práticas artísticas contemporâneas ligadas à cultura hip-hop que produzem novas formas de ver e habitar a cidade. É assim que sete artistas visuais do Vale do Aço e de Belo Horizonte vão transformar o espaço do Centro Cultural Usiminas e o viaduto do Mergulhão, na entrada do Bom Retiro, em Ipatinga. É a exposição “Arte de Rua”, realização do Instituto Usiminas, com o patrocínio da Usiminas por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.

Divulgação/IU
Artistas do Vale do Aço e de Belo Horizonte vão ocupar o Centro Cultural Usiminas e espaço público de Ipatinga com murais de grafiteArtistas do Vale do Aço e de Belo Horizonte vão ocupar o Centro Cultural Usiminas e espaço público de Ipatinga com murais de grafite

A partir desta terça-feira (15), os artistas dão início à produção dos trabalhos enquanto os visitantes acompanham o processo de produção das obras. Quem começa a ocupar o Centro Cultural Usiminas é o artista de Ipatinga, Rodrigo Frami. A sua obra irá apresentar uma série de desenhos que retratam o sonho de uma criança que ama os animais e se torna um veterinário.

“O amor e a vida, a troca entre o homem e o animal são relações de um mundo fantástico. Me sinto realizado de expor minha arte em um local onde já passaram tantos artistas consagrados. Agradeço à Usiminas, ao Instituto Usiminas e a todos os envolvidos nesse projeto, por me proporcionarem essa oportunidade”, comenta Frami.

A diretora do Instituto Usiminas, Penélope Portugal, conta que a mostra Arte de Rua nasce com o desejo de provocar novos olhares a partir do encontro da arte com a paisagem urbana. “A arte transforma os lugares que ocupa. Com diversas técnicas, os artistas vão trazer temas sobre a vida na cidade, a coletividade, a diversidade, com várias possibilidades de interpretação. Essa é mais uma iniciativa que começa nos espaços do Instituto Usiminas e se estende pela cidade de Ipatinga, para engajar a comunidade com a arte”, revela Penélope.

Programação

Para saber como acompanhar o processo de cada uma das obras, confira abaixo o calendário com as datas de início dos trabalhos, os espaços a serem ocupados e respectivos artistas da exposição Arte de Rua.
15/2 – Abertura no Ateliê Educativo do Centro Cultural Usiminas. Artista: Rodrigo Frami
22/2 – Primeiro Banner - Centro Cultural Usiminas. Artista: Brigadeiro
8/3 – Segundo Banner - Centro Cultural Usiminas. Artista: Gunther
15/3 – Viaduto do Mergulhão, entrada do Bom Retiro. Artistas: Sil Assunção e Leonardo Advincola - Cisco
1/4 – Terceiro Banner - Centro Cultural Usiminas. Artista: Alexandre Rato
15/4 – Paredão do jardimiInterno do Centro Cultural Usiminas - Artista: Kawany Tamoyos -Kakaw
30/4 – Fechamento da exposição
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário