14 de fevereiro, de 2022 | 17:19

Secretaria de Saúde de Ipatinga realiza novas ações de bloqueio contra a dengue

Divulgação
Agentes aplicam inseticida com o termonebulizador motorizado nas galerias e bueiros Agentes aplicam inseticida com o termonebulizador motorizado nas galerias e bueiros

A Secretaria Municipal de Saúde de Ipatinga intensifica as ações de combate à dengue. O calor e as chuvas persistentes são elementos propícios para a procriação do Aedes aegypti, o mosquito transmissor da doença. Por isso, agentes prosseguem com visitas domiciliares com o trabalho de rotina nas residências, sendo reforçada a aplicação de inseticida com o termonebulizador motorizado nas galerias, bueiros, lotes e construções abandonados, escolas e Unidades Básicas de Saúde. A informação foi divulgada nesta segunda-feira pelo governo municipal.

Desde o fim de janeiro, quando foi divulgado o primeiro LIRAa (levantamento para identificar o índice de infestação predial do Aedes aegypti), Ipatinga disparou o alerta e iniciou atividades intensas de combate às arboviroses. O Departamento de Vigilância em Saúde (DEVS) reforçou ações nos bairros, diante de situações mais preocupantes verificadas.

No fim de semana que passou, Agentes de Combate a Endemias (ACE’s) utilizaram o equipamento para aplicação de produto químico nos bueiros, galerias, lotes vagos, construções abandonadas e margens de ribeirinha do bairro Bom Jardim. A atividade também foi realizada nos bairros Vila Celeste, Bom Retiro, Horto, Bela Vista e Imbaúbas, informa a nota.

O secretário de Saúde de Ipatinga, Cléber de Faria, explica que o município está trabalhando para colocar em prática um novo plano de ação, que tem como prioridade a conscientização da população sobre a necessidade de medidas preventivas no combate ao mosquito. Contudo, continuam ocorrendo as visitas dos agentes, realizando orientação e eliminação de locais com potencial para criadouros. “O combate ao Aedes aegypti é realizado o ano todo, sem interrupção. O principal objetivo é a eliminação dos criadouros, além da conscientização da comunidade na luta contra o mosquito", pontua o secretário.

Serviços

Mais informações podem ser obtidas, dúvidas esclarecidas ou denúncias dirigidas ao Centro de Controle de Zoonoses de Ipatinga, pelos telefones (31) 3829-8383 e 3829-8313.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário