15 de fevereiro, de 2022 | 09:00

Chacreantes reclamam de condições precárias das estradas em Revés do Belém

Enviado por leitor
Donos de sítios em Bom Jesus do Galho reclamam de ficarem isolados devido às condições das estradasDonos de sítios em Bom Jesus do Galho reclamam de ficarem isolados devido às condições das estradas

Sitiantes e proprietários de chácaras do distrito Revés do Belém, em Bom Jesus do Galho, reclamam que estão ficando ilhados devido às péssimas condições das estradas rurais, inundadas em vários pontos. Com as fortes chuvas que têm caído praticamente todos os dias, as estradas no entorno do distrito ficaram inundadas, o que provocou inúmeros buracos que precisam de manutenção urgente. A administração municipal alega que as chuvas têm prejudicado muito os acessos e dificultado o trabalho de manutenção.

Muitos proprietários de sítios na localidade alegam que, em função da precariedade das vias, estão ficando isolados. O Diário do Aço recebeu várias reclamações sobre a situação, além de fotos mostrando como os acessos às comunidades têm ficado intransitáveis.

O eletricista Robison Batista Peixoto possui um sítio no chacreamento Recanto Verde, há nove anos, e o acesso à propriedade é pela estrada principal de Revés do Belém. Segundo ele, o problema não é apenas em razão das chuvas, pois há cerca de três anos a estrada não recebe nenhuma manutenção por parte da administração municipal de Bom Jesus do Galho. “A última manutenção feita na estrada foi paga pelos próprios chacreantes, nos juntamos e pagamos uma máquina particular para mexer nos pontos mais críticos”, contou.
Enviada por leitor
A última manutenção feita na estrada foi paga pelos próprios chacreantes, afirma proprietário A última manutenção feita na estrada foi paga pelos próprios chacreantes, afirma proprietário

Prejuízos acumulados

Robison Batista também utiliza o sítio como meio de renda, alugando para festas e lazer nos fins de semana, porém a situação do acesso ao local tem afastado os interessados. “A situação está complicada, pois estamos vendo uma estrada completamente abandonada pelo poder público. Eu trabalho com aluguel de sítio, mas infelizmente estou perdendo vários clientes já há bastante tempo, pois com essa situação fica inviável transitar nesta estrada. Quando está com sol, tem buraco e quando chove a estrada vira lagoa”, reclama.

Para o sitiante, o prejuízo é de todo o município, pois deixa de receber visitantes e assim não movimenta a economia local. Ainda conforme o proprietário, várias solicitações foram feitas ao governo Bom Jesus do Galho, porém, sem nenhum retorno ou providência tomada para a solução do problema. “Sempre que a gente cobra falam que vão arrumar, mas a realidade se vê nas estradas, totalmente precárias”, cita Robison Batista.
Enviada por leitor
Inundação toma conta de estradas em vários pontos Inundação toma conta de estradas em vários pontos

Chuvas dificultam o trabalho

O Diário do Aço conversou por telefone com o diretor de obras do município, Sérgio Carlos Dias, que disse que Bom Jesus do Galho possui 617 quilômetros quadrados de extensão territorial, sendo 90% deles composto de área rural e que o período de chuvas tem impedido a manutenção das estradas. “Temos um enorme emaranhado de vias, um verdadeiro labirinto e essas chuvas constantes dificultam a manutenção dessas vias. E esse não é um problema apenas de Bom Jesus do Galho, temos visto várias rodovias federais e estaduais em precárias condições”, justificou.

Sérgio Dias disse ainda que a administração tem buscado a regulamentação ambiental de um pátio de escória para apoiar no trabalho de manutenção das estradas. E até que o pátio seja liberado, a administração tem atuado em parceria com outros municípios, inclusive, nesta segunda-feira (14), o setor de obras se deslocou para o município de Córrego Novo para o carregamento de escória, para atuar em pontos de bloqueio de vias de Bom Jesus do Galho. “Estamos trabalhando incansavelmente e o nosso foco de trabalho agora são os trechos bloqueados e, logo que o tempo permita, que a chuva dê uma trégua, faremos o patrolamento das estradas”, garantiu.


MAIS FOTOS

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Robison

16 de fevereiro, 2022 | 21:00

“Precisamos de algum deputado ou politico que tem coragem de trabalhar para tentar por mais que e complicado tentar a emacipaçao do disstrito de Reves do Belem que para quem nao conhece e muito maior ou igual a muitas cidades da regiao e um distrito enorme abandonado pelo poder publico que o centro da cidade fica a 60 km do distrito os politicos so aparece no distrito epoca de eleiçao depois unica coisa que ser e os imposto da regiao pq no mais nao vejo nenhuma melhoria pra se ter ideia esta estrada alem de caminho de centenas de chacreantes e tambem caminho de crianças que mora nas redondezas e ultiliza a estrada para vir para escola ,o prejuiso e geral a movimentacao de pessoas no distrito gera renda no municipio por mais que sao veraneios muitos utiliza o comercio do distrito gerando emprego e renda sem contar os empregos que sao gerado nos sitios. Se tivesse sido recuperada as estradas antes do periodo de chuvas nao estavamos passando por essa situaçao .”

Amado Junior

16 de fevereiro, 2022 | 15:46

“O Revés merece uma emancipação urgente. Não tem como uma prefeitura pequena, cuidar de um de distrito que fica a mais de 60 km de distância. Fora que falta vontade política de cuidar, afinal, nenhum dos administradores moram, ou passam por la´. Só arrecadam. Falta os deputados, os moradores se mobilizarem para fazer o óbvio. Começar um processo de Emancipação.”

Miriam

16 de fevereiro, 2022 | 09:35

“Essa região de Revés do Belém é um território esquecido e largado pela Prefeitura de Bom Jesus do Galho. Acredito que sim que seja difícil a resolução do problema no momento em as chuvas estão intensas, é por isso que deveriam tomar atitude antes do início da mesma, trabalhar na região de forma constante para evitar todos esses transtornos para os moradores que muita das vezes precisam sair de suas casas por conta das estradas inacessíveis e o risco de alagamento. Já que foram feitos os chacreamentos deveriam dar condições para as pessoas que adquiriram os terrenos, porque o distrito se desenvolve quando há movimentação nos chacreamentos, mesmo que sejam veraneios. Há relatos de que algumas crianças estão atravessando no meio de muita água para conseguirem ir até a estrada principal para pegar o escolar que não consegue chegar até suas casas. Precisamos de mais atitude e menos desculpas.”

José Lopes

15 de fevereiro, 2022 | 19:57

“Eu estive no revés mais minha mãe duas vezes para fazer compra de uma chácara, kkkk na primeira vez que fui
Passei mal com gripe uma semana
Desistimos,”

Edivania

15 de fevereiro, 2022 | 17:59

“Poise jente sou moradora da Lagoa da garça meu filho ficou uma semana sem aula por causa Do probrema da estrada agora ele tem que andar até a reta por causa das estradas do condomínio ta horrível tive que sair da minha casa por causa das inundações que está tendo dentro da garça situação desumana aqui as únicas melhorias da reta e por causa da prefeitura de vargen alegre que nos fornecer por que o prefeito de bom jesus do galho não faz nada a respeito”

Manoel

15 de fevereiro, 2022 | 17:05

“Realmente está região e muito castigada tanto no tempo seco quanto no tempo de chuva. E preciso mais cuidados com esta região.”

Pedro

15 de fevereiro, 2022 | 15:36

“Infelizmente o prefeito não tem nenhuma preocupação com aquela localidade , qdo chega nas eleições vai uma cesta aqui e uma consulta alie depois some todos, Sem ou com chuva a estrada e muito ruim, para não dizer péssima, eu só vou ali porquê tenha pai e mãe no chacreamento porque a estrada acaba com qualquer veiculo..
O povo do reves precisa acordar, e preciso ter vereadores que olhe para aquela região sem falar que a coleta seletiva nos chacreamento nunca existiu, e sio observar a a s ida do revês como esta de lixo, sem falar do que o pessoal joga nas ruas ou mesmo queima, porque não coloca um caminhão pelo menos 1 vez na semana .”

Robson

15 de fevereiro, 2022 | 10:34

“Infelismente a estada esta em condiçoes complicadas a agua na estrada nao e por causa que esta chovendo muito , mas sim porque nao recebe melhorias a muito tempo com isso forma esses buracos que quando vem as chuvas vira lagoa , serviço simples de resolver se jogar cascalhos nos buracos onde enche de agua ja ajuda a melhorar 99% da estrada, onde a lagoa envadiu a estrada infelismemte e pq o tubo que faz o escoamento da agua esta entupido devido açao de alguem que nao sei por qual motivo fica colocando itens dentro do cano causando esse alagamento”

Envie seu Comentário