15 de fevereiro, de 2022 | 09:56

Demora na entrega do residencial Reserva do Lago provoca revolta nos compradores de lotes

Enviada por leitor
A entrega do residencial Reserva do Lago estava prevista, inicialmente, para ocorrer até o fim de 2020A entrega do residencial Reserva do Lago estava prevista, inicialmente, para ocorrer até o fim de 2020

Localizado no município de Santana do Paraíso, próximo da divisa com Ipatinga, o residencial Reserva do Lago, com aproximadamente 400 lotes, foi o sonho de muitas pessoas que investiram no empreendimento, porém agora tem sido o pesadelo para algumas delas. A expectativa dos compradores dos lotes era que a obra fosse entregue até o fim de 2020, quando poderiam iniciar as construções, mas os compradores reclamam que, até o momento, os imóveis não foram liberados pela empresa responsável, a Parcelar Urbanismo.

O acesso ao residencial Reserva do Lago tem duas possibilidades: uma pelo Residencial Bethânia (Gerasa/Selim José de Sales/José Raimundo) e outra pela BR-381 sentido bairro Águas Claras, em Santana do Paraíso.

Em entrevista ao Diário do Aço, os compradores de lotes relataram o drama vivido com a demora da entrega do residencial Reserva do Lago, que foi lançado em novembro de 2018, e os prejuízos que têm enfrentado por causa dessa situação. Sebastião de Souza Sampaio, que é proprietário de um lote do empreendimento, contou que foi um dos primeiros compradores. “Sou dono do lote 2 da quadra 3. E quando nós adquirimos, pelo contrato, seria entregue para nós até o fim de 2020, podendo prorrogar por seis meses e que venceria no dia 30 de maio de 2021. Infelizmente não cumpriram com esse prazo e agora a empresa vem sempre adiando”, afirmou.

Obrigações

Sebastião de Souza ressaltou que apesar da demora da entrega do loteamento, ele tem cumprido com sua parte, pagando as parcelas dentro das datas de vencimento. “Nós não podemos atrasar um dia o pagamento das parcelas para a empresa porque podemos ter transtornos. Alguns investidores já recorreram à Justiça. Na última reunião que tive com os responsáveis pelo empreendimento, me falaram que iriam entregar até novembro do ano passado, mas ficou só na conversa novamente”, lamentou.

Enviada por leitor


Outros problemas

Conforme Sebastião de Souza, além da demora, outros problemas surgiram em relação ao residencial Reserva do Lago. “A pista de caminhada, antes do uso, já está dando algumas rachaduras. E em alguns pontos no loteamento, o asfalto não ficou tão bom. Mas a reclamação maior, no meu caso, é cumprimento do prazo da entrega do loteamento. Estamos aguardando, porque está faltando muita coisa, como os jardins, árvores, parquinho e outros detalhes”, pontuou.

Sem respostas

Outro comprador de um lote do residencial Reserva do Lago, Edésio Soares Anício, também reclamou da demora na entrega do loteamento para os clientes. “Nós, como investidores, não estamos tendo respostas devidas do grupo Parcelar, de quem eu fico envergonhado com a qualidade que o trabalho está sendo feito. Gostaria de saber quando é que vai ser feita a entrega dos imóveis e com qual qualidade a obra será concluída. Será preciso mais ações judiciais para que a empresa olhe para essa situação de outra maneira? ”, questionou Edésio.

Enviada por leitor


Frustração

Um outro dono de lote, que preferiu não se identificar, relatou ao Diário do Aço que "comprou seu sonho" no dia 6 de setembro de 2018 e hoje está tendo frustação. “Sinto-me prejudicado, lesado e constrangido, pois quando compramos um imóvel, antes de tudo, planejamos em família. Quando nos apresentaram o projeto do Reserva do Lago, ficamos perplexos com a tamanha beleza e estrutura do empreendimento. Por causa disso, compramos, mas agora está atrasado e sem data de entrega. Com isso, as economias para construir só estão se desvalorizando em função da alta de preços”, reclamou.

Enviada por leitor


“Desmotivados”

O comprador também alega que o serviço que foi executado até então não apresenta a qualidade prometida. “O asfalto nas vias com várias depressões, cheio de poças de água, meio-fio torto, pista em volta da lagoa não condiz com o projeto apresentado, as grelhas para receberem águas de chuvas, na grande maioria, estão com defeito. Dessa forma, hoje nos sentimos desmotivados, com uma obra encalhada. E quando atrasamos um dia o pagamento das prestações, temos juros e multas. A meu ver todos têm direitos e deveres, onde fica o direito do consumidor? E a prefeitura entra onde com a fiscalização?”, contestou.

Outro comprador, que também pediu para não ser identificado, vai se reunir com sua advogada para decidir se ingressa ou não com uma ação na Justiça para pedir ressarcimento dos valores já pagos. “Perdi a esperança e a vontade depois desse atraso”, afirma em entrevista ao jornal.

Enviada por leitor


Prefeitura

Em nota enviada ao Diário do Aço, a administração municipal de Santana do Paraíso informou que a atual gestão municipal, tão logo tomou posse em 2021, identificou atraso no cronograma do loteamento e passou a cobrar mais agilidade na execução das obras de infraestrutura do Residencial Reserva do Lago. “O Poder Executivo sabe da importância da celeridade na entrega das obras e vai acompanhar a sua execução, para que possam ser concluídas o mais breve possível”, afirmou.

Enviada por leitor


Resposta da empresa

Em nota enviada ao Diário do Aço, a Parcelar Urbanismo informou que, após o lançamento do empreendimento, a evolução da obra estava de acordo com o cronograma, mas, em 2020, com o início da pandemia, houve percalços. A empresa também não confirma a data da entrega do empreendimento.

Essa é a íntegra da nota

“A Parcelar Urbanismo reitera o compromisso com seus clientes, fornecedores e parceiros conquistados ao longo de seus oito anos de mercado e mais de 15 empreendimentos lançados em nossa história. Informamos que mantemos diversos canais de comunicação com nossos clientes, os quais mantemos cientes de todas as atualizações quanto aos seus empreendimentos.

Com todas as unidades vendidas e com valorização no mercado imobiliário, o empreendimento Reserva do Lago, informa que todas as etapas de infraestrutura previstas em nossa aprovação junto a Prefeitura de Santana do Paraíso estão 100% concluídas. Ou seja, foram cumpridas as obras de terraplenagem, drenagem, redes de água e esgoto, pavimentação e rede elétrica. Nesse sentido, não existe nenhuma obra civil pendente para a entrega do loteamento.

Informamos que após o lançamento do empreendimento, nossa evolução de obra estava de acordo com o cronograma previsto, mas, no ano de 2020, com o início da pandemia de covid-19, vários foram os percalços que enfrentamos em nossa obra. Tivemos que nos adaptar à nova realidade na tramitação de projetos dentro dos órgãos tais como Copasa e Cemig, vistorias protocolares de materiais e relacionamento virtual em várias esferas.

Como consequência, registramos vários atrasos de avaliação e aprovação de projetos dentro dos principais órgãos citados acima. Acrescentamos também falta de insumos para execução de nossas obras junto aos fabricantes aliado aos diversos problemas de saúde junto aos empreiteiros e seus respectivos funcionários.

Neste momento, estamos realizando checagem de toda a rede de drenagem, pavimentação, com retificação de alguns pontos para atender o padrão de qualidade exigido por nós e pela Prefeitura. Estamos também em fase de checagem de todo o sistema de automação e bombeamento de água de nosso empreendimento para os reservatórios.

Com as ações acima sendo realizadas, em breve estaremos aptos a solicitar a vistoria final de entrega de obra para a prefeitura.

Comunicamos também, que as obras complementares previstas para nosso Loteamento já foram iniciadas no mês de fevereiro. Dentre elas citamos: paisagismo completo da lagoa, colocação dos equipamentos de ginástica, implementação do espaço kids com a colocação dos brinquedos previstos, criação do mirante em frente a lagoa, iluminação da lagoa, construção do pórtico de entrada do empreendimento bem como pintura e sinalização da pavimentação e sinalização interna do loteamento”.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Carlos Soares dos Santos

24 de abril, 2022 | 23:08

“Agora eles usam a pandemia eu tenho 3 lotes lá na pandemia pedir eles pra , suspender os pagamentos porque tava todo mundo sem dinheiro dizeram que não si eu queria fazer o distrato”

Leison

16 de fevereiro, 2022 | 03:51

“Lamentável que comprou não vai receber dinheiro de volta disso já sabemos...problema é esses caloteiros estarem ficando milionários as custas do trabalhador e a polícia não faz nada,aliás não existe cadeia para crime de estelionato,uma espécie de roubo legalizado com a ajuda das leis q não funcionam,e com a inocência de muitos q acreditam ser a realização do sonho da casa própria...empresa com oito anos de mercado só podia dar nisso”

Rodrigo

15 de fevereiro, 2022 | 13:06

“Parece que as pessoas esquecem da pandemia e seu impacto na sociedade. Claro que há uma frustração pelo atraso, mas ficou claro que a pandemia interferiu em tudo. Vejam os carro, por ex. As montadoras ficar muito tempo sem montar carro por falta de peças, conectores, etc. Uma coisa é atrasar e não dar retorno, a obra parar, ou a obra ficar ruim. Pela posição da empresa, não é o caso. Entendi que estão mantendo os clientes atualizados quanto ao cronograma, quer estão revendo o que ficou ruim e que vão entregar o loteamento. Então, acredito que as opiniões acima não condizem com a realidade e são de pessoas que não leram a reportagem e desconhecem os fatos apresentados. A empresa tem 15 loteamentos e pelo que informou está resolvendo as questões. Então, acho que merece um pouco de credibilidade.”

Vnc

15 de fevereiro, 2022 | 12:01

“Infelizmente Eles não tem compromisso com os Clientes inclusive já lançaram outro Loteamento em Santa do Paraíso mesmo chamado Vila Castela com certeza será mais um transtorno para quem adquiriu Lotes ali.....”

Mariane Costa

15 de fevereiro, 2022 | 11:26

“A lei brasileira costuma ser bastante protecionista nesse tipo de relação comercial. Tenho certeza que essa empresa estará bem encrencada se não tratar de cumprir o que prometeu a essas pessoas. Compra de imóveis costuma estar relacionada a sonhos, planos familiares, etc. E não tem nada que incomoda mais do que matar ou frustrar a esperança ou a emoção de uma pessoa.”

Zé de Minas

15 de fevereiro, 2022 | 11:03

“Lembram do shoping em frente a Unileste no caladinho ? Ficaram com grana e quem comprou, dançou. Este deve ser mais um tombo no cidadão.”

Envie seu Comentário