22 de fevereiro, de 2022 | 10:00

Mais de 3,6 mil doses de vacina infantil contra a covid chegam ao Vale do Aço

Cristiano Machado/Imprensa MG
A previsão é que os imunizantes comecem a ser distribuídos para os municípios do Vale do Aço na quinta-feira   A previsão é que os imunizantes comecem a ser distribuídos para os municípios do Vale do Aço na quinta-feira

Está programada para chegar, nesta quarta-feira (23), mais uma remessa de doses de vacinas pediátricas contra a covid-19 na Superintendência Regional de Saúde (SRS), em Coronel Fabriciano. São mais de 3,6 mil doses disponíveis para a macrorregião do Vale do Aço, de 6 a 11 anos. O quantitativo para cada município pode ser conferido no site www.saude.mg.gov.br.

Conforme a planilha divulgada pela Secretaria Estadual de Saúde (SES), para a macrorregião do Vale do Aço foram disponibilizadas 3.690 doses da Pfizer pediátrica. Segundo a SRS, a previsão é que os imunizantes cheguem na quarta-feira e sejam distribuídos aos municípios a partir de quinta-feira (24).

No dia 18 deste mês, o governo de Minas Gerais recebeu um total de 129.650 doses de imunizante da Pfizer para a vacinação infantil contra a covid-19. O quantitativo é destinado à aplicação de primeira dose (D1) para crianças de 6 a 11 anos de idade. A distribuição das doses da vacina da Pfizer pediátrica para as Unidades Regionais de Saúde se iniciou na última sexta-feira (18).

Nova remessa

Já para esta terça-feira (22), está programada a entrega, ao Estado de Minas Gerais, de mais 298 mil unidades de imunizantes da Coronavac, por via terrestre. Esse quantitativo deve ser administrado como primeira e segunda doses (D1 e D2) em crianças com idade entre 6 e 11 anos, exceto imunocomprometidos. Ambas as entregas fazem parte da 89ª remessa de distribuição do Ministério da Saúde.

Balanço

Até o momento, o governo de Minas Gerais já vacinou 673.539 crianças contra a covid. Ao todo, já foram administradas mais de 39,4 milhões de doses de imunizantes na população com mais de 5 anos de idade. Já na macrorregião do Vale do Aço foram aplicadas 21.658 doses (D1) contra a covid-19 no público infantil, o que representa 28,39% da cobertura pediátrica, conforme os dados do site Vacinômetro.

Orientações

Conforme as recomendações repassadas às secretarias municipais de Saúde, a vacinação de crianças deve ser realizada em ambientes específicos. Não havendo disponibilidade de infraestrutura para essa separação, os municípios deverão adotar todas as medidas necessárias para evitar erros de vacinação.

Outra orientação da SES é que a vacina contra a covid-19 não deve ser administrada de forma concomitante a outras vacinas do calendário infantil. O intervalo deverá ser de pelo menos 15 dias. Os profissionais de saúde também deverão informar aos pais ou responsáveis os principais sintomas esperados da vacinação contra a covid-19, bem como o imunizante que será aplicado. Além disso, os profissionais deverão mostrar a seringa a ser utilizada e o volume que será aplicado.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário