09 de março, de 2022 | 19:00

Usuários do transporte público intermunicipal devem manter uso da máscara

Débora Anício
Univale segue determinação do Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado de Minas GeraisUnivale segue determinação do Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado de Minas Gerais

Em comunicado emitido para seus usuários nesta quarta-feira (9), a Univale, empresa responsável pelo transporte coletivo intermunicipal na região, esclareceu que o uso da máscara permanece obrigatório em seus veículos. Isso porque segue a determinação estadual, que ainda não aboliu a necessidade do equipamento de proteção.

“Informamos que o uso da máscara continua obrigatório no interior dos nossos veículos. Seguimos com a determinação do Comitê Extraordinário Covid-19 do Estado de Minas Gerais”, aponta o comunicado.

Em Ipatinga, uma das cidades atendidas pela Univale, o prefeito Gustavo Nunes (PSL) explicou que os índices relativos à pandemia de covid-19 estão melhores e que já não assustam mais a administração municipal e a população. Por este motivo, publicou decretos desobrigando o uso de máscaras em ambientes fechados.

Saritur

A concessionária do transporte coletivo de Ipatinga, Saritur, informou que seus funcionários estão orientados a manter o uso da máscara, até que haja nova determinação de seu departamento médico. “Para os usuários, conforme decreto municipal, o uso não é mais obrigatório”, ponderou a assessoria de Comunicação.

Vale do Aço

As administrações municipais de Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso e Timóteo não alteraram a regra sobre uso da máscara. Conforme a assessoria de Comunicação destas, ainda não há novidades neste sentido. No caso de Timóteo, o município irá observar a deliberação do Estado e seguirá a decisão que for tomada pelo governo.

Já publicado:
-Obrigatoriedade de uso da máscara é suspensa em Ipatinga
-Uso da máscara passa a ser facultativo no Shopping Vale do Aço

Ambientes com vínculo estadual mantém obrigatoriedade da máscara em Ipatinga



Embora o uso da máscara não seja mais obrigatório em Ipatinga, setores ligados ao Estado, como a Administração Fazendária, por exemplo, não seguem a regra municipal e aguardam deliberação da Secretaria Estadual de Saúde (SES).

A SES-MG informou, em nota enviada na tarde de terça-feira (8), que os dados de vacinação da covid-19 no Estado têm apontado para altos níveis de imunidade e redução clinicamente significativa do risco da doença, tais como hospitalização e agravamento dos quadros e óbitos.

“Além do avanço da imunização, as taxas de infecção, hospitalização, óbitos e aglomerados de caso (surtos) são aspectos considerados na análise para a tomada de decisão sobre medidas a serem adotadas, em momento oportuno, com segurança para cada cidadão. Como Minas Gerais é um estado heterogêneo, onde regiões ainda apresentam uma maior circulação do vírus, a SES deve avaliar a situação como um todo”, aponta.

A partir da melhora nos indicadores, a SES-MG fará uma avaliação do cenário para tomar uma decisão sobre a possível flexibilização e a orientação atualizada acerca do uso de máscaras, especialmente em locais abertos, para depois decidir sobre espaços fechados. A expectativa é que tal flexibilização possa ser avaliada com mais segurança brevemente.

Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]
MAK SOLUTIONS MAK 02 - 728-90

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário