10 de março, de 2022 | 10:00

Quaresma faz aumentar a venda de peixes em Ipatinga

Uma das peixarias da cidade estima um aumento de até 30% nas vendas este ano

Stéphanie Lisboa
O salmão tem tido uma boa procura na peixariaO salmão tem tido uma boa procura na peixaria

A Quaresma, período de preparação para os católicos, que antecede a Páscoa, iniciada este ano no dia 2 de março, vem provocando um aumento na procura por peixes no comércio de Ipatinga. Esse é o período em que se evitam carnes vermelhas e se consomem peixes. Como ocorre tradicionalmente nessa época, restaurantes, peixarias e supermercados perceberam o crescimento na procura pelo produto na primeira semana deste mês.

Na peixaria Universo, localizada no bairro Cidade Nobre, logo no primeiro dia de Quaresma houve uma busca mais intensa pelos pescados. Ercimone Firmino, uma das empresárias responsáveis pelo estabelecimento, explica como tem sido a procura. “O movimento começou na Quarta-feira de Cinzas e vai prolongar até o dia 15 de abril, na Sexta-feira Santa”, aponta Ercimone, que tem uma expectativa de vendas positiva para o período do ano. “A gente espera em torno de 25 a 30% de aumento das vendas”, afirma.

Comparativo

A empresária acredita que a redução nos casos de covid-19 e a flexibilização dos encontros e eventos vão contribuir para que o faturamento de 2022 seja maior que do ano passado. “As pessoas já estão saindo de casa. Então acredito que vai ter um movimento melhor sim. Agora as pessoas já estão reunindo em família para fazer encontros. A gente percebeu, na Quarta-feira de Cinzas, um aumento em relação a isso. Famílias procurando peixes maiores, que atendam a família inteira”, explicou.

Restaurantes

A procura pelo peixe, como opção para substituir a carne vermelha, também foi registrada em restaurantes da cidade. No Colher de Pau, também no Cidade Nobre, o dono explica que precisou aumentar em três vezes a quantidade de peixe que compra para servir no estabelecimento. De oito quilos em uma semana comum, a demanda subiu para 24 quilos no período da Quaresma. “Quando é fora da Quaresma tem peixe só na sexta ou na quarta-feira. Mas agora a procura está sendo tanta que eu tenho que fazer a semana inteira, desde segunda-feira a domingo. Tem que ter todos os dias, porque muita gente não come carne, come é ovo ou peixe. Aumentou, mais ou menos, uns 90% de procura por peixe”, destacou.

Vendas no supermercado

Divulgação
Supermercado reforçou os estoques para atender a demanda dos clientes Supermercado reforçou os estoques para atender a demanda dos clientes
O Supermercado Coelho Diniz estima um crescimento de 10% a 12% nas vendas de peixes em 2022. Eli Márcio Pulcino de Lima, que é gerente na unidade do Shopping Vale do Aço, afirma que as vendas de pescado têm sido positivas. “A procura em geral, de peixe, está boa. Bem positiva. O bacalhau Saithe tem tido maior procura, assim como alguns peixes congelados, que tem um bom custo-benefício”, afirma o gerente. Eli destaca ainda que o estabelecimento está preparado a atender todos os tipos de bolsos e que montou um estoque para suprir a demanda dos clientes. Ele garante que, até o fim da Quaresma, ainda devem ser realizadas mais promoções de peixes.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário