15 de março, de 2022 | 07:00

Vitória magra

Fernando Rocha


O Galo encarou o forte calor, o gramado ruim do Mamudão e o motivado time do Democrata, conseguindo sair de Governador Valadares com a vitória de 1 x 0 e os três pontos, que praticamente lhe garantiu o primeiro lugar geral e as vantagens do regulamento na fase semifinal.

O primeiro tempo foi ruim, muito físico e com jogadas violentas, principalmente, dos jogadores da Pantera. Na segunda etapa, melhor preparado fisicamente e mais acostumado ao gramado ruim, o Atlético fez valer a sua melhor qualidade técnica e dominou a partida, destacando-se o argentino Nacho Fernández, que substituiu o cansado Jair e foi premiado pela sua boa atuação com o gol da vitória, no fim da partida.

Os três pontos conquistados e a festa da torcida atleticana no estádio e pelas ruas de GV valeram muito a pena, sem que houvesse qualquer registro de violência ou anormalidade.

Mais otimismo

O torcedor celeste está cada vez mais otimista em relação ao time, que vem crescendo sob o comando do técnico uruguaio Paulo Pezzolano, projetando uma boa briga pelo título mineiro com seu maior rival e uma campanha que possibilite o retorno à Série A nacional.

Bem diferente dos dois anos anteriores, quando sequer conseguiu participar das finais do estadual, sem medalhões e jogadores caros, a equipe atual, composta em sua maioria por jovens prata da casa, tem mostrado evolução a cada jogo, obtendo bons resultados em ótima sintonia com a torcida.

A goleada de 5 x 1 aplicada no Pouso Alegre, apesar do adversário ser muito fraco, só demonstra o acerto do trabalho da comissão técnica, respaldando as ações da nova direção sob o comando de Ronaldo Fenômeno, que esteve mais uma vez no Mineirão apoiando o time.

FIM DE PAPO

Depois de cinco anos consecutivos participando das finais do Campeonato Mineiro, o América ficará de fora desta vez e isto acende uma luz de alerta para a diretoria. O elenco atual, que hoje vai a campo enfrentar o Barcelona de Guaiaquil, no Equador, decidindo se irá passar à fase de grupos da Libertadores ou disputar a Copa Sul Americana, precisa urgentemente de reforços. O técnico Marquinhos Santos é competente, mas com esse time não terá vida fácil no Campeonato Brasileiro para evitar um novo rebaixamento.

Torcedores nas redes sociais e alguns colegas da crônica voltaram a criticar o técnico do Galo, por escalar um time bastante ofensivo com quatro atacantes, sem nenhum meia de ligação, como já havia feito contra o Pouso Alegre, encontrando muitas dificuldades. Vamos devagar com o andor que o santo é de barro, pois o técnico “Turco” Mohamed, a meu juízo, está certo ao fazer testes, buscar alternativas e observar jogadores que não terão muitas chances quando o sarrafo subir nas principais disputas nacionais e continentais. Se não fizer testes agora no Mineiro, a competição menos importante nesta temporada, quando é que vai poder fazer isso?

Depois da partida em Valadares, chamou atenção o protesto explícito dos jogadores atleticanos contra a Rede Globo, que entrou na pilha de torcedores das redes sociais, fazendo zoações e insinuações em relação aos pênaltis marcados a favor do Galo ultimamente. Uma coisa é a zoação de torcedores e outra é isso partir de um veículo poderoso como a Globo. O Atlético é um dos grandes clubes nacionais mais prejudicados pelas arbitragens, nas últimas quatro décadas, e comentários capciosos como esses feitos pela Globo podem, sim, influenciar no comportamento da arbitragem em competições vindouras que o clube irá disputar.

Os números desqualificam essas insinuações de esquemas para favorecer o Galo. No Campeonato Brasileiro/2021, quando o Galo foi campeão, foram 11 pênaltis marcados a seu favor. Em 2020, por exemplo, ano que o Flamengo levantou a taça, foram 10 a favor do rubro-negro. Quem tem melhor time ataca mais, obviamente, e tem mais chances de pênaltis marcados a seu favor. A Globo pediu desculpas, publicamente, mas a lambança já tinha sido feita. (Fecha o pano!)
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Envie seu Comentário