15 de março, de 2022 | 10:00

''Situação da Copasa é insustentável'', afirma prefeito de Coronel Fabriciano

Arquivo DA
Distribuição de água e tratamento de esgoto são pontos em discussão no municípioDistribuição de água e tratamento de esgoto são pontos em discussão no município

A manutenção do contrato com a Copasa e os detalhes relacionados ao fornecimento de água têm sido motivo de estudos em Coronel Fabriciano. Durante transmissão ao vivo realizada em suas mídias sociais, o prefeito Marcos Vinicius Bizarro (PSDB) e o secretário municipal de Planejamento, Douglas Prado, falaram a respeito, nesta segunda-feira (14).

O secretário visitou recentemente a cidade de Pará de Minas e relatou ter visto outra realidade em relação ao tratamento de água. Marcos Vinicius acrescentou que a situação da Copasa “está difícil e o seu fim será trágico”. O prefeito explicou que, com o novo marco regulatório, os municípios têm a possibilidade de contratos novos e modernos e que a Copasa não vem modernizando seus processos.

“Pelo contrário, esse sucateamento começou no governo Pimentel (Fernando, PT) e já no Zema, com a ideia da privatização, os investimentos foram muito poucos. Quando a gente quer vender uma vaca, tem que dar pasto para ela, para vender ela gorda. Mas o governo atual parece querer vender uma vaca magrela. Está difícil a situação da Copasa. É insustentável”.

Sistema inteligente

Douglas Prado relatou que em Pará de Minas há um processo diferenciado no sentido de concessão. “Não é Copasa e tem tarifa reduzida para o cidadão, com sistema inteligente. Pegamos modelos para trazer para o cidadão de Coronel Fabriciano. Tivemos nossa primeira reunião e vamos verificar o que fazer em relação à Copasa”, adiantou.

Marcos Vinicius lembrou que tramita na Justiça uma ação, há aproximadamente dois anos, por causa de uma cobrança indevida. “De forma errônea, cobrava o tratamento de esgoto de 100% dos domicílios de Coronel Fabriciano. Temos uma auditoria nos contratos da Copasa e que está em vigor”, pontuou.

Prado reiterou que a auditoria está em vigor e que haverá uma apresentação dos auditores na próxima semana. Na ocasião, serão definidos os próximos passos para atender o novo marco regulatório. “Se vamos fazer renovação da concessão, se vamos fazer um rompimento, será analisado nos próximos dias”, reiterou.

Imbróglio

O chefe do Executivo fabricianense lembrou que uma solução para a questão é uma reinvindicação de todo cidadão do Vale do Aço. “Temos de ter muito cuidado sobre esse assunto. Essa questão da Copasa na região tem de ser tratada de forma coletiva pelas quatro cidades, principalmente a entrega de água, que sai daqui para abastecer as outras três cidades. Em qualquer ação contra a Copasa, o ideal é que os quatro prefeitos tomem a decisão em conjunto”, avaliou o prefeito.
Encontrou um erro, ou quer sugerir uma notícia? Fale com o editor: [email protected]

Comentários

Aviso - Os comentários não representam a opinião do Portal Diário do Aço e são de responsabilidade de seus autores. Não serão aprovados comentários que violem a lei, a moral e os bons costumes. O Diário do Aço modera todas as mensagens e resguarda o direito de reprovar textos ofensivos que não respeitem os critérios estabelecidos.

Damares

22 de julho, 2022 | 09:40

“Estou cansada de ser lesada pela Copasa. Péssima prestação de serviço e cobrança alta e indevida. Pago 100 de água e 50 de um esgoto que nem tenho ligação individual. Na minha última cobrança veio 148 de água e 100 de esgoto. É um absurdo. Nem estação de tratamento de esgoto Fabriciano tem. A água que chega em minha residência é da cor de pó de café de tão suja. Tem que eliminar essa Copasa da nossa cidade.”

Papo Reto

15 de março, 2022 | 22:43

“O POVO MAIS UMA VEZ VAI PAGAR O PATO !
POTICOS FAZEM SUAS DEDUÇÕES E O POVO
PAGA
NAO SE ESQUEÇAM QUE PRODUTO DE EMPRESAS PRIVADA E ELA QUE TABELA O PREÇO, O ULTIMO ALMENTO EM PARÁ DE MINAS FOI DE MAIS DE 20%”

Falo Nada

15 de março, 2022 | 21:14

“Muito estranho!!!!!! Começou pelo prefeito de Ipatinga, e agora o de Fabriciano? Não estou defendendo a Copasa ,e que cada um faça seu juízo; toda semana estou em cidades onde há "SAAE",e o que percebo e que a Copasa da um show em todos estes "SAAE". Então se estes governantes estão com esta postura, que seja feita uma consulta junto a população, e não agindo por vontade própria.”

Paulo Cesar

15 de março, 2022 | 20:10

“Em época de eleição a copasa vira prato cheio para vários políticos.”

Paulo César Santos

15 de março, 2022 | 20:08

“Em época de eleição a copasa é um prato cheio”

Dênis

15 de março, 2022 | 19:44

“Só visitar cidades onde o atendimento é feito pelo município. A água é horrível! O povo compra água pra beber.”

Fabricianense

15 de março, 2022 | 19:09

“Tem que cobrar é da CEMIG, uma das energias mais caras do país e de péssima qualidade (cai quase toda semana, faça chuva ou faça sol!!!).”

Isso Tem Cheiro de Picaretagem

15 de março, 2022 | 14:46

“Povo, cuidado com esse discurso populista anticopasa, anticemig, anti sei lá o que. O preço que se paga por um erro é alto demais. Pesquisem como andam os serviços prestados pelo SAAE em Valadares, Manhuaçu e outras cidades mineiras. Pesquisem sobre o que está acontecendo com o abastecimento de água em Pará de Minas.”

De Olho

15 de março, 2022 | 14:24

“Que a Copasa presta um desserviço para a sociedade do Vale do Aço, isso nem se discute. Agora, será que o objetivo da mudança se resume no mau atendimento da Copasa mesmo????????”

Afonso Helio de Castro

15 de março, 2022 | 13:48

“PREFEITO,
tira essa copasa de nossa cidade...
Tamos cansado de sermos LESADOS..
VC QUE TÁ FAZENDO TANTO POR NOSSA CIDADE, FAÇA MAIS , ESSE GRANDE F A V O R ....”

Bom

15 de março, 2022 | 12:31

“Fabriciano tem muitas fontes porque não aproveita las, e coloca copsa pra correr”

Lucas

15 de março, 2022 | 11:23

“Não sei por que essa implicância com a COPASA? A empresa de Pará de Minas é péssima. Vai lá e pergunta a população que vocês vão ver. O preço da água é muito mais caro. Aliás, a alguns dias tem um aumento de 19, 51 %.https://grnews.com.br/07122021/para-de-minas/arsap-autoriza-reajuste-de-1951-na-tarifa-de-agua-em-para-de-minas
Onde está a vantagem? Por que vocês não se importam com o que realmente é necessário?”

Envie seu Comentário